Que tal reduzir os custos da sua empresa agora mesmo?
26 de agosto de 2020
Senado decide que LGPD entra em vigência a partir de amanhã
26 de agosto de 2020
Um belo e acessível horizonte de acesso à internet

Por Adriano Ventura – Gestor na Diretoria de Inclusão Digital da Prodabel

Da espera pelo atendimento em um centro de saúde ao transporte coletivo num ponto de ônibus, a tecnologia pode se tornar uma aliada. Imagine poder contar com acesso gratuito à internet nesses espaços e em equipamentos como parques e praças da nossa capital? O Hotspot foi uma denominação encontrada para definir um local onde há disponível uma rede sem fio com tecnologia Wi-Fi. Inclusive com pontos gratuitos!

Além de facilidades sociais, a democratização da internet proporciona inúmeras formas de acesso à comunicação. Sociedades se organizam por meio da internet. Praticidades em diversos níveis, desde protestos, informações, conflitos étnicos, até diversão e entretenimento.

E, desde 2016, um avanço significativo no número deles na capital chama a atenção. Os pontos praticamente triplicaram nesse período, saltando de 36 em 2016, para 91 em 2019. Desde maio o serviço de internet gratuita disponibilizado pela Prefeitura de Belo Horizonte está acessível através da rede ‘Wi-Fi BH’. Para acessar a internet em um hotspot, o cidadão deve acessar a rede Wi-Fi BH (Gratuito) e preencher um cadastro, que pode ser feito por meio de procedimentos simples e rápidos. Pronto! Você já pode navegar.

Cerca de 3,5 bilhões de pessoas estão conectadas à internet. Por outro lado, ainda hoje, 5 bilhões estão sem acesso e excluídas do mundo digital. A internet é o caminho para a informação e combustível para a democracia, mas para tal é necessário acesso à informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária e maximizar o tempo e suas potencialidades.

O incluído digitalmente não é aquele que tão somente utiliza a nova linguagem do mundo digital, mas o que tem condições de empregá-la com a finalidade de melhoria de suas condições sociais. Uma educação mínima é necessária para as pessoas usufruírem dos benefícios obtidos com acesso à rede. Esse é um dever do poder público! 

Outro dado importante e que também apresentou um aumento exponencial tem a ver com a fibra óptica instalada na cidade. A capital saltou de 632 km em 2016, para 994 km em 2019. A luz transmitida pela fibra óptica proporciona o alcance de taxas de transmissão com velocidades muito elevadas. Por ser um material que não sofre interferências eletromagnéticas, a fibra óptica é muito importante em sistemas de comunicação de dados. Que Belo Horizonte continue, a passos largos, caminhando para se tornar uma cidade cada vez mais tecnológica.