Assespro, como fundadora da BraFIP, apoia a Chamada 2018 de Ideias para Projetos de P+D+i
25 de julho de 2018
Gestão de projetos fora da caixa: veja como é possível ficar com o que é relevante
30 de julho de 2018
Quer abrir uma startup? Conheça as ideias de negócios mais inovadoras dos últimos tempos

O conceito de startup veio mesmo para ficar. Negócios novos e diferentes, com ideias inovadoras, estratégicas e com grande potencial de crescimento e de mercado, de fato fazem toda a diferença na vida dos clientes. É por isso essas empresas não param de surgir.

Mas o que a maioria dos empreendedores que se arriscam ou pretendem se arriscar em startups se pergunta, é: será que o meu negócio terá sucesso? Será que tenho mesmo uma ideia inovadora?

Essas perguntas são muito comuns e elas devem mesmo ser feitas. Tenha a certeza de que a sua ideia é inovadora e de que você terá mesmo um negócio que gira para que consiga chegar nos resultados esperados. Caso contrário, só vai jogar tempo e dinheiro para o ar, literalmente.

Para facilitar a sua escolha, listei algumas ideais de negócios bem interessantes e que tiveram muito sucesso para você se inspirar.

Procurei focar nas startups brasileiras, pois elas estão ainda mais próximas da sua realidade. Confira!

1 – Contabilizei

Contabilizei é uma plataforma voltada à contabilidade para pequenas e micro empresas, que é administrada de forma online através de computação em nuvem. Ela é uma das maiores empresas de contabilidade do Brasil em número de clientes, mesmo estando há menos de 4 anos no mercado.

A plataforma é simples de usar e tem tanta eficiência contábil, que é capaz de garantir muita economia para os clientes que a utilizam.

A empresa já atraiu diversos investidores como a Kaszek Ventures e o fundo internacional Endeavor Catalyst e recentemente recebeu o aporte da e.Bricks Ventures.

2 – Guia Bolso

Esse aplicativo tem uma importante função: ajudar a saúde financeira do brasileiro. Ele é gratuito e tem a capacidade de exportar e categorizar de forma automática as despesas e as receitas da conta bancária do cliente.

Com mais de 3 milhões de usuários, o aplicativo chegou a ajudar as pessoas a economizarem cerca de 200 milhões de reais ao ano. Além disso, esse é um ótimo exemplo de um negócio que atua na dor das pessoas, o que é extremamente estratégico para uma startup: conseguir ter um controle das suas finanças de forma simples, prática e tecnológica.

Recentemente, a startup recebeu o investimento de 60 milhões de reais da IFC (International Finance Corporation). Ela também recebeu dos fundos Kaszek Ventures, Ribbit Capital e QED Investors.

3 – Love Mondays

Lançado em 2014, o Love Mondays ajuda as pessoas a conhecerem cerca de 75.000 empresas e a se candidatarem às suas vagas.

Liderado por Luciana Caletti, ele foi vendido para o portal Glassdoor, mas ela continua na liderança e na operação da empresa.

4 – Resultados Digitais

A empresa de automação de marketing digital foi lançada, em 2011, sendo a pioneira do Brasil nesse mercado.

Mas não pense que a tarefa foi fácil. A estratégia era convencer as pessoas a atraírem clientes pela internet. Apesar do trabalho ser mais do que comum nos últimos anos, em 2011, muita gente nem sequer sabia do que se tratava.

Com o crescimento desse mercado, a concorrência hoje é bem grande, mas a Resultados Digitais não ficou para trás. A empresa domina o ramo que ela mesma lançou, tem exportado o seu trabalho e os seus criadores são hoje mentores da Endeavor.

Recentemente recebeu milhões de reais em investimentos do fundo TPG Growth, que já investiu no Uber, Spotify e Airbnb e de outros investidores como Endeavor Catalyst, Redpoint Eventures e DGF Investimentos.

De acordo com especialistas, o nível de execução da empresa, como a parte comercial e a de desenvolvimento de produto, está bem próximo ao do Vale do Silício e, por isso, ela atraiu tanto os principais investidores brasileiros quanto alguns fundos americanos.

Resultados Digitais tem cerca de 380 colaboradores em sua equipe e já recebeu mais de R$ 83 milhões de aportes.

Presleyson Lima – Diretor executivo da Prolinx e vice-presidente de Qualidade, Planejamento e Controle da Assespro-MG