Bloco Passa Lá no RH da Sólides desfila na Savassi, em BH
15 de fevereiro de 2023
Especialista ensina como melhorar a qualidade do software
15 de fevereiro de 2023
Minas Gerais investe em Data Lake para unificar dados governamentais

A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais, Prodemge, vai investir em um Data Lake para unificar o armazenamento dos dados mais estratégicos do governo do Estado de Minas Gerais. A primeira secretaria a fechar um acordo foi a de segurança pública, e recentemente, foi fechado um acerto com a Educação. “A proposta é trazer várias bases de dados para um único lugar e fazer o cruzamento das informações e ter acesso de forma mais transparente e ágil”, explica.

O modelo de data Lake – próprio ou na nuvem – ainda não está definido. “Estamos conversando com os fornecedores e vendo a melhor solução do ponto de vista técnico e também de custo”, conta Reis, mas o Data Lake é prioridade para 2023. Ainda na parte de dados, Minas Gerais vai criar um Comitê de Governança de Dados.

O diretor-presidente da Prodemge explica que esse comitê tomará as decisões de quem poderá acessar as informações para garantir a privacidade dos dados estratégicos. Ao falar de segurança da informação, Reis diz que o que tira o sono dele é ter recursos disponíveis para investir. “Estamos investindo e os hackers também. Nós aqui tivemos milhares de ataques na época das eleições, mas nossas ações evitaram as invasões. Mas esse é um jogo sem fim”, relata.

Para o executivo, não existe transformação digital sem o uso de tecnologia da informação e comunicações. “Precisamos capacitar servidores e o próprio cidadão. Mas não se muda para o digital sem tecnologia e telecom e esse é um trabalho gigantesco que não tem fim”, observa. Sobre as Prods, Reis diz que o momento do governo digital é crucial para um retorno ao protagonismo delas no Estado. Assistam a entrevista com Rogério Reis, diretor-presidente da Prodemge.

Fonte: Convergência Digital – Ana Paula Lobo