Os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no setor público
3 de novembro de 2020
Cresça como líder ou sua empresa sempre será pequena!
3 de novembro de 2020
Governo institui Estratégia de Desenvolvimento para o Brasil

No dia 26/10/2020, o Governo institui a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil no período de 2020 a 2031 – EFD 2020-2031 com o objetivo de definir a visão de longo prazo para a atuação estável e coerente dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Importante instrumento de direcionamento das ações a serem implementadas pelos órgãos do Governo Federal e que certamente serão orientativos dos demais entes federados.

Neste instrumento (DECRETO N. 10.531 DE 26 DE OUTUBRO DE 2020), estão sendo apresentados os cenários macroeconômicos que foram a base para a transformação que se faz necessária para o crescimento do Brasil de forma sustentável até 2031.

Os eixos abordados na Estratégia Federal são os seguintes:

– Econômico

– Institucional

– Infraestrutura

– Ambiental

– Social

Em cada um destes eixos, é apresentada a Diretriz Principal, os atuais índices considerados e os desafios com as respectivas orientações para que os mesmos sejam ultrapassados.

Em todos os cenários desta estratégia, pode ser observado grande foco em INOVAÇÃO, TECNOLOGIA, SEGURANÇA que está sendo detalhado em Programas de Expansão de infraestrutura digital, massificação do Governo eletrônico, redes móveis com tecnologia 5G ou superior, expansão de fibra ótica em todo País, pesquisa e desenvolvimento tecnológico e produtivo, atualização constante de sistemas de TI, inteligência artificial, segurança cibernética, tecnologias digitais e respeito aos direitos dos cidadãos.

Para conhecer na íntegra, acesse:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10531.htm

Por Edna Maria Meneses Viana Castro, vice-presidente da Assespro-MG.