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Cadastro de clientes: como lucrar com as informações de sua empresa?

Um cliente entra em contato pelo site da empresa e preenche um pequeno cadastro para informar seu nome, telefone, e-mail e ter acesso às informações que deseja. Algo similar acontece no momento da compra, seja na loja física ou no e-commerce. O que você faz com esses dados?

Os clientes já sabem, em um futuro próximo após a realização do cadastro, que começarão a receber e-mails, SMS e até mensagens de WhatsApp alertando sobre promoções ou informando sobre algum produto.

Em alguns casos, a empresa tem a sorte de encontrar alguém interessado naquela mensagem, mas para realmente atrair a atenção e gerar mais compras, essa estratégia já não é suficiente. Então, o que fazer? Acompanhe a leitura e descubra como otimizar e lucrar com seu cadastro de clientes!

Por que o cadastro simples não basta?

A facilidade do acesso à internet transformou nossa sociedade. Antes, bastava enviar uma simples “propaganda” para que o consumidor se interessasse em passar na loja e conferir o produto. Atualmente, é possível saber muito sobre qualquer produto ou serviço de interesse por meio de pesquisas simples em sites especializados ou nas redes sociais.

A mudança faz com que ter o contato dos seus clientes para enviar-lhes uma mensagem padrão de um produto, que sua empresa precisa colocar em promoção para equilibrar os estoques, já não funcione. Mais do que um convite à uma compra qualquer, o consumidor hoje deseja um convite personalizado que apresente algo de que ele realmente necessita.

Basta inverter os papéis e pensar em quantos anúncios você enviou para a lixeira ou para a caixa de spam até se surpreender com um que dizia “oferta especial para você que já comprou o produto X em nossa loja”. Para fazer isso, um cadastro simples não é o bastante!

Levando o cadastro de clientes ao próximo nível

O cadastro não pode mais servir como um mero registro de contatos para disparar mensagens aos clientes. Mais do que isso, para subir ao próximo nível, é preciso transformá-lo em uma ferramenta para conhecer esses clientes e saber como e o que comunicar a eles.

Com o cadastro de clientes e fornecedores em um ERP, é possível identificar os clientes e classificar cada um deles de acordo com suas preferências.

Assim, atreladas aos dados cadastrais estarão informações sobre os produtos de interesse, sobre o tipo de atendimento predileto (por telefone ou por e-mail, por exemplo) e até se o cliente pertence a uma tabela de preços diferenciada.

Em outras palavras, o cadastro da empresa deixa de se limitar a informações básicas de contato para se transformar em um guia completo sobre cada colaborador. Isso é possível a partir da coleta de dados que a própria empresa gera a cada venda realizada.

Assim, o cadastro em um ERP apresenta variadas possibilidades de reunir informações úteis para que a empresa, a cada contato com o cliente, tenha chances maiores de realizar uma nova venda.

Como lucrar com o cadastro de clientes

O propósito central deste artigo é mostrar a você que sua empresa não precisa enviar mensagens aleatórias para os clientes na esperança de que eles se interessem.

Diferente disso, sua empresa pode enviar mensagens personalizadas para cada um de seus contatos, oferecendo produtos complementares àqueles que eles adquiriram em sua última compra. Outra possibilidade é a de criar um desconto específico para a próxima vez que o cliente comprar o mesmo produto, o que funciona bem caso se trate de um bem de consumo frequente.

Tudo isso quer dizer que, com o cadastro em um ERP, sua empresa pode ofertar aos clientes produtos que condizem com seu perfil e suas necessidades. Isso aumenta as chances de venda e, consequentemente, os lucros.

Além disso, mesmo que uma mensagem não resulte em nova compra imediata, o consumidor percebe o cuidado da empresa em sugerir produtos de seu interesse. Algo que impacta positivamente a forma como a empresa é vista e aumenta as chances de que o cliente recorra a ela quando precisar comprar algo novo.

Presleyson Lima – Diretor da Assespro-MG, empreendedor serial, palestrante, Smart Money, colunista, investidor anjo, mentor e amante da inovação.