11/05/2018 – Customer Success – Pilares, melhores praticas e evoluções
23 de maio de 2018
25/05/2018 – Melhores resultados em vendas ativas com ofertas segmentadas
23 de maio de 2018
16/05/2018 – Apache Cassandra – Conceitos e Aplicações

O banco de dados Apache Cassandra aparece como décimo banco de dados mais utilizado pelo site DB-Engines na categoria geral e em primeiro lugar na categoria de bancos de dados colunares.

É largamente utilizado em aplicações de missão crítica onde a segurança e disponibilidade dos dados são fatores críticos junto com baixíssima latência para inserção e acesso de dados.

Possui linguagem de consulta (CQL) similar ao SQL com vários recursos que facilita sua aprendizagem.

Drivers nativos para as principais linguagens como Java, Python, C#, Node.js, PHP, e integração com outros frameworks: Spark, R, neo4j, TitanDB, etc.

Versão Open Source (Apache Cassandra) e comercial com suporte e SLA (DataStax Enterprise).

Todas estas características fazem do Apache Cassandra um banco de dados NoSQL ideal para diversas aplicações na área de finanças, B2B, armazenamento de conteúdo e aplicações de tempo real entre outras.

O objetivo da palestra é apresentar o Apache Cassandra abordando os aspectos históricos, técnicos, administrativos e aplicações que possam auxiliar o público em seu entendimento desse banco de dados e fornecer uma base para sua análise para adoção em empresas.

Publico-alvo

A palestra será direcionada ao pessoal técnico tais como DBAs ou desenvolvedores e profissionais de negócios.

Jerônimo Barros é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Fumec, DataStax Certified Professional on Apache Cassandra em 2016 e, atualmente, faz especialização em Ciência de Dados e Big Data na PUC-MG. Começou sua carreira profissional em 1987 programando no sistema operacional Pick. É diretor técnico da i2 Software desde

sua fundação, em 1994, atuando na parte de comunicação de dados, captação de pedidos eletrônicos e sistemas B2B. Participou da criação do primeiro ISP de Minas Gerais, a iNET, e atuou na implantação de mais de 30 provedores. Atualmente, responde pela parte de infraestrutura da i2 e TNEX.

Diego Berg Pardin é Bacharel em Sistemas de Informação pela PUC-MG, DataStax Certified Professional on Apache Cassandra, em 2016, e atualmente cursa especialização em Ciência de Dados e Big Data pela PUC-MG. É Arquiteto de Sistemas, na i2 Software, e responsável pelo desenvolvimento de sistemas em linguagem Perl e Python.

Rodrigo Teodoro é Bacharel em Sistemas de Informação pela PUC-MG, DataStax Certified Developer on Apache Cassandra, em 2015, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos com ênfase em Tecnologia da informação pela Fundação Getúlio Vargas e, atualmente, faz especialização em Ciência de Dados e Big Data pela PUC-MG. É Arquiteto de Sistemas, na i2 Software, e responsável pelo desenvolvimento de sistemas em linguagem Python, plataforma Android e gerente de projetos.

Data: 16 de maio
Local: auditório MGTI
Horário: 9h às 11h
Inscreva-se! Associados: R$50,00 | Não associados: R$80,00