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Você sabe o que é automação de vendas?

Basicamente, é uma estratégia bastante inovadora que envolve a aplicação de ferramentas e métodos que mecanizam e agilizam processos comerciais antes feitos manualmente. O intuito é tornar tudo mais eficiente, mas também  praticamente livre de falhas.

Mas, não pense que a automação de vendas só é feita pela equipe comercial.

Na verdade, ela precisa estar presente na vida de todos os empreendedores, tenham eles pequenas, médias ou grandes empresas.

E é justamente sobre isso que vou tratar nesse artigo.

A ideia é que você entenda a importância da automação de vendas e como ela pode ajudar os seus processos a se tornarem mais inteligentes e eficientes.

Aproveite a leitura!

Como funciona a automação de vendas?

O objetivo principal da automação de vendas é automatizar os seus processos de forma que consiga falar com o máximo de clientes potenciais possível.

Por meio de uma sequência de ações automatizadas, ela capta um público qualificado, aquele que realmente se interessa pelos seus produtos ou serviços, garantindo o máximo de conversões para o seu negócio.

Resumindo, a ideia é atrair clientes potenciais e transformá-los em clientes de fato, tudo isso de maneira rápida e exata.

Mas, vamos voltar à sequência que mencionei. Ela é feita a partir do funil de vendas, criado com base em uma técnica chamada AIDA.

Nela, cada letra tem um significado:

– Atenção – Quando as pessoas sabem da existência do seu serviço ou produto;

– Interesse – Quando o cliente potencial mostra interesse pelo seu produto ou serviço;

– Desejo – Quando ele tem desejo em comprar o seu serviço ou produto;

– Ação – Quando ele realiza a ação de comprar o seu serviço ou produto.

No marketing digital, o funil de vendas é dividido em etapas:

– Etapa 1 – Prospecção de clientes: envolve encontrar o público-alvo por meio de ferramentas estratégicas de marketing;

– Etapa 2 – Apresentação do produto: é apresentar o produto ao cliente a partir de alguma ferramenta, como o e-mail marketing, por exemplo;

– Etapa 3 – Quebra de objeções: é quando você esclarece todas as dúvidas que impedem o cliente de tomar a decisão de fazer uma compra;

– Etapa 4 – Fechamento do negócio: é quando você realiza a venda para todos os clientes que chegaram até a etapa final.

A automação de vendas é feita com o uso de estratégias específicas para cada etapa do funil, com o intuito de trazer esses clientes até você!

Quais as vantagens da automação de vendas?

A principal vantagem da automação de vendas é a garantia de trazer mais clientes para o seu negócio em comparação com um processo comercial feito manualmente.

Além de mais ágil, o seu trabalho fica muito mais barato!

Basta que crie as estratégias e deixe-as visíveis ao público para que ele venha até você. Assim, aquele trabalho do vendedor correr atrás do cliente passa a não ser mais necessário.

Os consumidores saberão que você tem a solução para os problemas e as necessidades deles e farão contato em algum momento.

Dessa forma, a automação de vendas é capaz de mudar o rumo de um negócio e fazer com que a sua empresa seja cada vez mais conhecida pelo público!

Gostou de saber mais sobre a automação de vendas e o quanto ela é eficaz para um negócio?

Então, automatize agora mesmo os seus processos comerciais e de marketing! 

Presleyson Lima – Diretor executivo da Prolinx e vice-presidente de Qualidade, Planejamento e Controle da Assespro-MG

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