Ferramentas de excelência possibilitam avaliar e otimizar o desempenho de equipes
26 de junho de 2024
90TI completa 38 anos na área da construção civil
10 de julho de 2024
Sólides lança banco unificado de talentos

Nova ferramenta possibilita a empresas que adquirirem-na acesso a informações de experiência, formação e habilidades dos profissionais cadastrados e busca inteligente por palavras-chave.

A Sólides, empresa de tecnologia em gestão de pessoas para pequenas e médias empresas (PMEs), lançou o Banco Unificado de Talentos, ferramenta que reúne currículos de profissionais cadastrados no Sólides Vagas e oferece um sistema inteligente de busca por palavra-chave, possibilitando que as empresas contratem a pessoa certa para o lugar certo, de forma ágil e precisa.

“Sabemos que o processo de busca por emprego muitas vezes pode ser longo e frustrante, tanto para as empresas quanto para os candidatos. O Banco Unificado de Talentos chega com o intuito de tornar esse processo menos moroso, possibilitando que candidatos sejam mais vistos pelas empresas e abrindo o leque de oportunidades para pessoas de todos os cantos do país”, afirma Ricardo Kremer, diretor de produtos e tecnologia (CPTO) da Sólides.

Com o Banco Unificado de Talentos, as empresas terão acesso às informações de experiência, formação e habilidades de todos os profissionais cadastrados no portal Sólides Vagas. A solução conta com um sistema inteligente de busca por palavras-chave, que oferece resultados também de termos semelhantes ao cargo que o recrutador está em busca. Por exemplo, se o recrutador busca por “atriz”, a plataforma também entrega resultados de “cantor” e de outros profissionais com habilidades semelhantes. Além da pesquisa por palavras-chave, o Banco Unificado de Talentos também disponibiliza outros filtros: região específica (inserindo a cidade e também um raio máximo de distância), nível de escolaridade, faixa salarial, idiomas, entre outros.

Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a identificação dos profissionais cadastrados no Banco Unificado de Talentos inicialmente não é exibida, sendo visualizado apenas as letras iniciais do nome completo e as informações de experiência profissional, formação acadêmica e habilidades. Após esta primeira avaliação, com apenas um clique o recrutador envia um pedido de autorização para liberação das demais informações do currículo – que é recebido pelo candidato diretamente em seu e-mail.

A partir daí, fica a cargo do candidato dar prosseguimento no processo. Se houver interesse em participar, a pessoa libera a autorização e todas as informações do currículo ficam visíveis para o recrutador que enviou a solicitação, que pode, então, adicioná-la oficialmente ao processo seletivo aberto. Se o candidato preferir, ele pode não liberar a autorização, e suas informações seguem em sigilo.

De acordo com dados do Panorama Gestão Pessoas Brasil 2024, da Sólides, o terceiro motivo de maior insatisfação em processos seletivos é a quantidade de etapas, apontado por 59,6% dos entrevistados como um problema. “Com o Banco Unificado de Talentos, o candidato preenche apenas uma vez os seus dados básicos profissionais, economizando seu tempo com uma etapa a menos”, explica Kremer.

O “opt-in” no Banco Unificado de Talentos se dará pelo aceite no termo do portal Sólides Vagas, que será atualizado com essas novas condições. Para os candidatos que já haviam se cadastrado anteriormente na plataforma, será disparado um aviso de atualização dos termos. Assim como era antes, ele pode solicitar a exclusão da conta da plataforma a qualquer momento.

“O lançamento do Banco Unificado de Talentos está alinhado com o nosso objetivo de nos tornarmos a plataforma líder em soluções de recrutamento e seleção no Brasil. Através deste movimento, queremos fortalecer nosso portfólio de produtos, oferecendo uma solução completa que atende tanto às necessidades das empresas quanto dos candidatos. Além disso, buscamos aumentar nossa base de clientes, diversificar nossas fontes de receita e proporcionar uma experiência mais eficiente e satisfatória para todos os usuários da plataforma”, destaca Mônica Hauck, CEO e cofundadora da Sólides.

A Sólides vem liderando a transformação digital dos RHs e DPs de todo o país. Por meio de soluções inovadoras e exclusivas, a empresa faz a automação de processos burocráticos e manuais, permitindo que os times dessas áreas atuem de forma mais estratégica. Dessa forma, a Sólides contribui ainda com a atração, desenvolvimento e retenção de talentos – reduzindo a taxa de rotatividade em até 43% e aumentando as vantagens competitivas dos seus mais de 30 mil clientes.

 

Fonte: Mundo RH