Saiba quais são as estratégias para o seu negócio prosperar
5 de fevereiro de 2019
Assespro-MG define projetos e metas para o novo biênio
20 de fevereiro de 2019
Nova diretoria da Assespro-MG defende a igualdade de gênero e o empoderamento feminino

Você já ouviu falar de mulheres que registraram seus nomes na história das revoluções tecnológicas? A americana Grace Hopper é uma delas, foi quem criou a linguagem de programação Flow-Matic, fundamental para o desenvolvimento da linguagem COBOL. Hedy Lamarr, uma inventora austríaca radicada nos Estados Unidos, responsável por desenvolver a tecnologia que é utilizada nas redes wi-fi e nos celulares. Ada Lovelace, a inglesa que descobriu o primeiro algoritmo para processar o funcionamento de uma máquina.

Mesmo em um segmento dominado historicamente por homens, essas mulheres foram grandes precursoras da história da informática e são exemplos reais para outras mulheres que decidiram ingressar no desafiador universo da tecnologia da informação.

No entanto, mesmo com a escassez de mão de obra, a participação feminina no setor de TI ainda é minoritária. Apenas 20% dos profissionais que atuam no mercado de TI são mulheres, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Contrariando a realidade do segmento, a Assespro-MG ao representar as empresas de tecnologia do estado de Minas Gerais compõe seu conselho administrativo com a participação de três mulheres. A empresária Edna Meneses assume a cadeira de vice-presidente de Qualidade, Planejamento e Controle, Bruna Trajano, a vice-presidência de Associativismo, e Moema Sant´Anna Belo, de diretora.

A presença feminina em todos os setores da economia tem sido preponderante para o equilíbrio social e consequente harmonização das decisões empresariais. No setor de TI não poderia ser diferente, na visão de Edna Meneses. “A atualidade tem sido marcada por grandes revoluções tecnológicas e que vêm transformando a convivência da humanidade no planeta. A presença feminina nesse segmento gera um olhar diferenciado sobre as questões, trazendo mais qualidade, ética e criatividade. É no setor de TI que podemos fazer a diferença na vida das pessoas e do país”, ressalta.

Depois de mais de 45 anos no setor de TI e conhecendo o potencial de trabalho da Assespro-MG para as empresas mineiras, a diretora da empresa RPP Tecnologia aceitou o convite de Marcos Távora, amigo de muitos anos, para compor uma chapa com o objetivo de fazer ainda mais diferença na vida do associado.

Segundo Edna, Minas Gerais é um estado que possui vocação para a tecnologia e pode ser uma mola propulsora aos negócios do Brasil, fazendo crescer o potencial tecnológico brasileiro no mundo. “A Assespro-MG deve ser a grande aliada para tornar isto uma realidade, já que pode contribuir com a união das empresas em prol de objetivos comuns. A união faz a força – já diz o ditado popular”.

Criar condições técnicas, políticas e facilitadoras para o crescimento do setor de TI em Minas Gerais são algumas das propostas da nova gestão, de acordo com a vice-presidente. “Se queremos fazer crescer o negócio de TI de Minas Gerais no cenário nacional, temos que ter objetivos comuns, tratar as necessidades em conjunto e negociar, politicamente, os interesses da área. Eu quero fazer parte disso e quero contribuir com meu tempo, conhecimento e relacionamento para que isso se torne realidade”, acrescenta.

Infelizmente o setor de TI em todo país ainda é composto por sua grande parte de profissionais do sexo masculino, podemos ver isso nas salas de aulas, cursos, eventos e empresas da área, de acordo com Bruna Trajano. Porém, a vice-presidente afirma que houve um avanço e há um esforço de muitas mulheres para conquistarem espaço no segmento. “Estamos passando por uma fase de mudança de cultura e de provações em que as mulheres têm que se desdobrar para provar seu valor para o mercado, mas acredito que, em breve, conseguiremos equalizar esse número assim como estamos fazendo em outras verticais do mercado”, enfatiza a executiva de vendas corporativas da Locaweb Corp.

Como integrante da nova gestão, Bruna pretende por meio de sua atuação reforçar a importância da presença feminina no setor, lutar pela igualdade de diretos, trazer um pouco da sua experiência e dificuldades do dia a dia para que a Assespro-MG possa empoderar ainda mais mulheres que lutam para se destacar no mercado, além de claro, contribuir para o crescimento do setor no estado.

A vice-presidente defende ainda ações que possibilitem o aumento do número de associados, o planejamento e a execução de eventos voltados para network entre executivos e possíveis parceiros de negócio, além de incentivar as empresas a harmonizarem seu corpo de colaboradores com a participação de ambos os sexos.

#Educação – Por possuir formação na área de engenharia elétrica, a diretoria Moema pertence há mais de 30 anos a um mundo profissional predominantemente masculino. Segundo ela, as escolas na área de TI, desde o ensino técnico, permanecem com um percentual muito baixo de meninas, e isso se repete na graduação. “Infelizmente as respostas do mercado no sentido de mais mulheres atuando na área de tecnologia ainda são lentas. E essa mudança envolve questões que vão muito além das lutas feministas. Acredito que a cultura da associação das mentes masculinas às ciências exatas ainda é a grande questão a ser resolvida”, enfatiza a diretora executiva do Grupo COTEMIG.

Moema acredita que “se queremos que o mundo acredite que mulheres e homens possuem capacidades iguais, independente da área de atuação, temos que fazer nossa parte e nos fazer presentes. Temos que dar exemplo e provocar inspirações”.

A Assespro-MG deve se posicionar como uma entidade apoiadora da igualdade entre os gêneros na área de TI, muito embora Moema não perceba a existência de discriminação. “O que temos é uma carência de mulheres qualificadas na área. Devemos incentivar o interesse pela área de TI entre mulheres de todas as idades e mostrar que temos um mercado crescente e promissor”, frisa.

Quer ficar por dentro da atuação da nova gestão da Assespro-MG, acompanhe as novidades em nosso site www.assespro-mg.org.br