Desoneração da folha de pagamento é prorrogada até 2023
4 de janeiro de 2022
Brasil é o sexto maior país em total de vazamentos de dados
11 de janeiro de 2022
Minas distribui gratuitamente 95 mil celulares para estudantes

Os celulares foram entregues com um chip pré-pago, somando investimento de R$ 75 milhões aos cofres públicos

O Governo de Minas está distribuindo gratuitamente 95 mil celulares para estudantes da rede estadual. Neste primeiro momento, os aparelhos estão sendo doados para alunos do 1º e 2º ano do ensino médio.

A iniciativa faz parte do projeto “Estudantes em Rede”, criado para fortalecer o ensino público e a inclusão digital. O investimento inicial do Estado é de aproximadamente R$ 75 milhões.

Os primeiros aparelhos, modelos Nokia 2.4 e Multilaser G Gax 2, começaram a ser entregues neste ano. Conforme a Secretaria de Estado de Educação (SEE), os celulares estão sendo doados prioritariamente “para estudantes da rede estadual que têm dificuldade de acesso às ferramentas digitais de aprendizagem”.

Os aparelhos foram enviados a 1.650 escolas, em 659 cidades que têm cobertura de internet nas velocidades 3G ou 4G. Os estudantes também estão recebendo chip pré-pago.

“Foram orientados pelas escolas a realizarem o download do aplicativo Conexão Escola, ferramenta pedagógica da rede estadual de ensino, que possui interface do Google Sala de Aula, acesso a aulas gravadas do programa Se Liga na Educação e outros conteúdos e materiais complementares ao ensino elaborados pelos professores. A navegação em todas as funcionalidades do aplicativo é patrocinada pelo Governo do Estado”, destacou a SEE.

Conforme resolução do Estado, “os aparelhos serão doados mediante disponibilidade orçamentária”. O projeto prevê ainda, mas sem data definida, a distribuição dos celulares para estudantes do 9º ano do ensino fundamental, além dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos ensinos médio e fundamental dos anos finais.

Fonte: O Tempo – Renata Evangelista

ASSOCIE-SE