Retrospectiva 2022 – Relembre o trabalho desenvolvido pela Assespro em Minas Gerais
20 de dezembro de 2022
Sankhya amplia número de mulheres em cargos de liderança
18 de janeiro de 2023
Manifesto do Ecossistema de TI de Belo Horizonte: Veto ao PL 547/23

Nós, membros do ecossistema de Tecnologia da Informação (TI) e atividades correlatas de Belo Horizonte, expressamos nossa profunda preocupação em relação ao veto do prefeito ao Projeto de Lei 547/23, que dispõe sobre a adoção de medidas de estímulo ao desenvolvimento de startups e às atividades de ciência, tecnologia e inovação em Belo Horizonte.

Este projeto representa uma oportunidade crucial para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e econômico da cidade.
Instamos respeitosamente a todos os vereadores a reconsiderarem e rejeitarem esse veto, reconhecendo os inúmeros benefícios que o PL 547/23 traria para o ecossistema de tecnologia e para Belo Horizonte como um todo.

O impacto positivo da implementação deste projeto se estende além das fronteiras do setor de TI, influenciando diretamente o crescimento econômico, a criação de empregos e a inovação tecnológica. Através da derrubada desse veto, estamos investindo no futuro da nossa cidade, promovendo um ambiente propício para startups, empresas de tecnologia e para que profissionais talentosos possam prosperar.

Nossa comunidade de TI é um pilar essencial para o avanço de Belo Horizonte, e a aprovação do PL 547/23 é importante para manter a competitividade da cidade no cenário nacional e internacional. Apelamos aos vereadores para que considerem cuidadosamente as implicações dessa decisão e atuem em prol do crescimento sustentável e inovador da capital mineira.

Juntos, podemos construir um futuro tecnológico vibrante para nossa cidade, impulsionando o progresso e elevando Belo Horizonte a novos patamares de excelência. Enfatizamos que estamos a cada ano perdendo posições para outras cidades brasileiras que, além de aprovarem o Marco Legal das Startups, estão conseguindo construir um diálogo e ações conjuntas entre o poder público e o privado.

Para trazermos Belo Horizonte novamente para um protagonismo em inovação tecnológica, precisamos evoluir no quesito de ambiente regulatório, proporcionando um cenário favorável para a geração de negócios e empregos. Cabe frisar que, vetos como este nos afastam de nossos objetivos, e também implicam em evasão de startups, migração de empresas de base tecnológica para outras localidades e, consequentemente, no enfraquecimento do setor tech da capital mineira.

Assinam este manifesto: