Na mídia – Jornal Diário do Comércio Formar mão de obra é desafio em Minas
20 de dezembro de 2022
Manifesto do Ecossistema de TI de Belo Horizonte: Veto ao PL 547/23
16 de janeiro de 2023
Retrospectiva 2022 – Relembre o trabalho desenvolvido pela Assespro em Minas Gerais

O ano está chegando ao fim, é momento de relembrar os principais acontecimentos de 2022. Recapitular as pautas que estiveram em evidência no decorrer desse período.

Boa leitura!

# FORMAÇÃO DE MÃO DE OBRA

Lançamos um estudo focado no atual momento da formação de mão de obra na área de tecnologia. O levantamento apresentou reflexões sobre as competências de trabalho, carreiras em ascensão, salários, tendências do mercado e trouxe contribuições que podem ajudar a resolver o problema do déficit crescente de profissionais qualificados. Procuramos nos posicionar como principal elo de discussão, proposição e desenvolvimento do ecossistema, aproximando academia, mercado e governos.

#ENTREGA DO MANIFESTO AOS CANDIDATOS

Apresentamos para atores da esfera política os pleitos que precisam ser articulados como prioritários em defesa da indústria tech, considerando os impactos da tecnologia em todas as áreas da economia e seu papel como principal vetor de desenvolvimento econômico.

#APROXIMAÇÃO COM POLOS MINEIROS

Estreitamos o vínculo com os polos tecnológicos de Viçosa, Santa Rita do Sapucaí e Uberlândia. Estamos formatando um plano de trabalho conjunto para gerar iniciativas que impulsionem o desenvolvimento do ecossistema fora do eixo de Belo Horizonte.

#CODESE-BH

Caminhamos ao lado do Codese-BH ao assumir o compromisso de colaborar com o crescimento da capital mineira, de transformá-la em um lugar melhor para se viver, trabalhar e empreender. À frente da coordenação do grupo de trabalho no eixo de “Inovação e Tecnologia”, somamos esforços para intensificar o desenvolvimento do ecossistema de tecnologia, atuando para construir uma cidade, cada vez mais, digital e conectada.

# NOMEAÇÃO NO CONSELHO DE POLÍTICA URBANA

Participamos da VI Conferência Municipal de Política Urbana (VI CMPU), organizada pela Prefeitura de Belo Horizonte. Representando o setor de TI, fomos aprovados e nomeados como delegado no Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR). Ao longo de três encontros, avaliamos os impactos das normativas urbanísticas no crescimento urbano e propomos alterações para a qualificação do desenvolvimento da cidade.

#SINERGIA COM ENTIDADES DE TI

Buscamos ampliar a conexão com as entidades que compõem o ecossistema de tecnologia em Minas Gerais. Colaboramos com a programação da 39ª edição do Inforuso, nosso presidente Fernando Santos trouxe contribuições para o painel “O ecossistema de inovação e tecnologia no estado e no município: Quais as oportunidades para os profissionais e empresas?”. Ainda participou do painel “Economias Global e Chinesa e seus reflexos no Brasil”, junto de Felipe Zmoginski, CEO da Inovasia.

#ANPD

Conversamos com representantes da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), visando a formatação de uma agenda propositiva e um canal de trabalho que possa prover conhecimento acerca da importância da proteção de dados, sobretudo, a conscientização da sociedade civil sobre os cuidados necessários com os dados pessoais.

#CERTIFICAÇÃO DPO

Completamos a marca de nove edições do curso “Certificação em Proteção de Dados”. Realizamos o treinamento, em âmbito nacional, por meio de aulas online ao vivo. Já são 165 profissionais certificados e qualificados para exercerem a função de Data Protection Officer (DPO).

#CONEXÃO INTERNACIONAL | INCLUSÃO DIGITAL 

Permanecemos conectados com atores internacionais, visando a inclusão da tecnologia em comunidades com alto índice de vulnerabilidade social. Através da Embaixada da África do Sul no Brasil, estivemos com representantes da Thuma Mina Teaching (TMT), organização sem fins lucrativos, com forte trabalho focado na geração de oportunidades de carreira para alunos carentes, promovendo o acesso à educação de qualidade. Também mantivemos contato com a National Youth Development Agency (NYDA) para tratar de um programa educacional que possa introduzir a tecnologia no ensino básico, na região de Soweto.

#INCLUSÃO SOCIAL

Promovemos uma palestra sobre o método Kanban, em parceria com Caco Mafra, sendo o valor arrecadado revertido para a AFEC. A instituição oferece atendimento social, psicológico, cursos de formação empreendedora, oficinas de empregabilidade para mulheres que possuem filhos com doenças crônicas.

#PARCEIRA COM A INDÚSTRIA TECH DO PAQUISTÃO

Conectamos com a P@sha (Associação que representa a indústria de TI no Paquistão). Trocamos insights sobre o contexto tecnológico brasileiro, mineiro e paquistanês, também abordamos as possíveis áreas de cooperação entre as duas entidades.

#CAPACITAÇÕES

Conduzimos importantes debates, com a participação de lideranças empresariais, sobre gestão, proteção de dados, segurança digital, atendimento comercial, sucesso do cliente, temáticas jurídicas e voltadas para uma comunicação mais assertiva.

+ 127 empresas capacitadas

+ 367 participações em nossos eventos

Venha fazer parte da Assespro-MG em 2023. Saiba como ingressar no grupo de empresas!