Investimento em inteligência artificial pode trazer até 20% de aumento na receita, diz BCG
1 de fevereiro de 2023
Comissão conclui texto sobre regulação da inteligência artificial no Brasil
10 de fevereiro de 2023
IOS firma parceria com Assespro-MG para trabalhar empregabilidade de jovens formados em tecnologia

A parceria fomentará o programa IOS Oportunidades que busca vagas no mercado de trabalho para os jovens formados em cursos de tecnologia 

São Paulo, 30 de janeiro de 2023 – O Instituto da Oportunidade Social (IOS) – que há 24 anos oferece formação profissional gratuita e apoio à empregabilidade de jovens em vulnerabilidade social – é a mais nova instituição parceira da Assespro – MG (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais), no programa IOS Oportunidades que oferece indicações no mercado de trabalho para os jovens formados nos cursos da instituição.

O IOS conta com duas unidades em Belo Horizonte com curso de Gestão Empresarial com Software ERP. A parceria busca oferecer por meio dos jovens formados no IOS, profissionais qualificados para as empresas associadas ou não, da área de tecnologia da região. “A área de tecnologia sofre com o gap de profissionais qualificados na área e conectar os jovens formados no IOS com as oportunidades no mercado de trabalho potencializa o setor”, comemora a superintendente do IOS, Kelly Lopes.

Com metodologia própria, o IOS, já formou mais de 42 mil jovens em suas unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Pernambuco, Joinville e Porto Alegre. A partir do apoio de 500 empresas, em uma década, a unidade de Belo Horizonte do IOS já formou cerca de 1.600 alunos. Desse total, aproximadamente 70% dos alunos formados conseguiram colocação no mercado de trabalho. A cada 10 alunos formados pelo IOS em BH em uma década de atuação, 7 estão empregados, ampliando a renda de suas famílias em até 54%.

Além do conteúdo técnico, o curso inclui conceitos administrativos com aulas práticas em softwares de mercado, Educação Digital, Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills), além de práticas sobre vivência corporativa, onde os alunos aprendem a elaborar e-mails, apresentações, participar de reuniões, ter visão do negócio até fazer o briefing de um produto.

Para a Assespro-MG o fomento ao programa IOS Oportunidade impulsiona a inserção de jovens talentos no ecossistema de tecnologia, além de colaborar com a redução do déficit de profissionais no setor de TI. “Somamos esforços para contribuir com a empregabilidade em Minas Gerais, visando a oferta de mão de obra qualificada para as empresas, o desenvolvimento do capital humano e a qualificação de renda no estado”, ressalta o presidente da Assespro-MG, Fernando Santos.

Sobre o Assespro-MG

A Assespro-MG é uma sociedade de direito privado, sem fins lucrativos e político-partidários. A entidade atua há 40 anos no mercado mineiro, dentro de altos padrões de qualidade, conduta moral e ética. Com representatividade na cadeia produtiva de tecnologia em Minas Gerais, a Assespro-MG defende os interesses comuns das empresas presentes no setor de TI, fomenta o desenvolvimento de negócios e incentiva o fortalecimento da indústria tech mineira. Para informações adicionais (clique aqui).

Sobre o IOS

Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, desde 1998 o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. “Administração” e “Tecnologia” compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social), o IOS já formou mais de 42 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora -, Dell, Microsoft e Zendesk. Juntam-se a este grupo empresas que realizam doações via Incentivo Fiscal, como a Arcos Dorados, BASF, Banco IRB, Brasilprev, Cielo, CTG, Clear Corretora, Hyundai, IBM, Instituto Center Norte, Isa CTEEP, Mattos Filho, Mercado Livre, Vale, entre outras. Mais informações (clique aqui).