ANPD começa a aplicar multas por infrações à LGPD a partir do mês de fevereiro
1 de fevereiro de 2023
IOS firma parceria com Assespro-MG para trabalhar empregabilidade de jovens formados em tecnologia
1 de fevereiro de 2023
Investimento em inteligência artificial pode trazer até 20% de aumento na receita, diz BCG

Em novo estudo, o Boston Consulting Group (BCG) mostra que, quando se trata de inteligência artificial, pouco investimento já pode fazer uma grande diferença nos negócios e, ainda, possibilita uma ampliação de receita, principalmente para empresas digitalmente maduras.

Intitulado “Scaling AI Pays Off, No Matter the Investment“, o material revela que acreditar na expansão do uso da IA dentro da organização pode compensar. Em casos específicos, o emprego dessa tecnologia pode gerar 6% a mais de receita e, com investimentos crescentes, o impacto pode chegar a 20% ou mais.

O material aponta ainda que empresas líderes na aplicação de inteligência artificial têm 3 p.p. a mais de EBIT, um aumento de quase 30% em comparação com negócios que não conseguem ampliar o uso da ferramenta.

O BCG avaliou a maturidade da implantação de IA em mais de 2.700 empresas, verificando três áreas específicas: casos de utilização de AI, habilidades e recursos ligados à inteligência artificial, e fundamentos digitais.

Segundo a consultoria, líderes no uso dessa tecnologia dedicam, em média, 4% das receitas em iniciativas específicas de IA, enquanto companhias mais conservadoras investem apenas 2,7%. Em algumas indústrias, a lacuna é ainda maior. Nos setores de saúde e energia, por exemplo, empresas líderes investem cerca de duas vezes mais em IA quando comparadas com as que não acreditam tanto na ferramenta.

O estudo completo está disponível, em inglês, no site do BCG.

 

Fonte: TI INSIDE