Mercado de TIC é estimado em R$ 420 bilhões com cloud, 5G, IA e segurança em alta
13 de fevereiro de 2023
A Squadra Digital é Great Place to Work
15 de fevereiro de 2023
Invest Minas reúne setor produtivo para traçar a Rota de Descarbonização no estado

Workshop busca debater ações e regulações que vão levar o Estado a cumprir o compromisso de neutralizar emissões de gases de efeito estufa até 2050

Representantes de todos os principais setores produtivos do estado se reúnem em um workshop nesta quarta-feira (15/2), das 9h às 12h, no Auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, para debater a criação da Rota da Descarbonização de Minas Gerais. O programa busca definir ações, políticas e regulações que irão fomentar os investimentos necessários para tornar a economia mineira mais limpa e ambientalmente sustentável. O evento é fechado aos participantes, que já estão definidos.

Minas foi o primeiro estado da América Latina e Caribe a aderir à campanha mundial “Race to Zero”, que prevê reduzir e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em todo o mundo até o ano de 2050. Esse compromisso foi assinado por Romeu Zema, em setembro de 2021, e ratificado no ano seguinte pelo próprio governador durante a COP 26, em Glasgow, na Escócia.

“A sustentabilidade é a agenda do momento. Queremos definir uma legislação que vai guiar as atividades atuais e os novos investimentos a fim de cumprir o compromisso firmado pelo estado de Minas Gerais. Para isso, precisamos da participação de todo o setor produtivo debatendo situações e propondo ideias para que possamos alcançar a meta com desenvolvimento econômico e social”, afirma o assessor estratégico para Economia Verde da Invest Minas, Alan Senra.

Além de empresas, indústrias, organizações da sociedade civil e potenciais financiadores de projetos, o evento contará com as presenças do governador Romeu Zema, dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, do diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, e do presidente da Codemge, Thiago Coelho Toscano.

Investimento em sustentabilidade

Minas Gerais já vem atraindo cada vez mais investimentos em sustentabilidade nos últimos anos. Hoje, o estado é o maior produtor de energia fotovoltaica do Brasil, com mais de 4GW de capacidade instalada, somando as modalidades de geração centralizada e geração distribuída. O estado também alcançou a marca de 99,5% da energia produzida vinda de fontes renováveis (solar, eólica, biomassa e hidrelétrica), segundo pesquisa da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Além disso, o estado já recebe projetos de produção de hidrogênio verde, um combustível 100% sustentável.

“Minas tem potencial para liderar a agenda sustentável no Brasil e no continente. Precisamos acelerar o processo de descarbonização com regras claras que incentivem o investimento em projetos sustentáveis. E nada melhor do que contar com a participação do setor produtivo para construir essas práticas em conjunto, de modo com que possamos chegar à neutralização de GEE de forma mais rápida”, considera João Paulo Braga.

Confira o site Roda da Descarbonização.

Fonte: Agência Minas