[Opinião do pai da internet no Brasil] Marco Civil da Internet completa 10 anos
26 de abril de 2024
Café Internacional reúne representantes consulares para fomentar a inovação em MG
2 de maio de 2024
GlobalSign explica como evitar ataques de phishing

Empresa destaca ferramenta fundamental na defesa contra campanhas massivas de phishing que estão atuando fortemente para fazer novas vítimas

Por Luiza Dias, Diretora Presidente da GlobalSign para o Brasil.

Uma nova campanha de phishing está atingindo a América Latina. Desta vez, os ataques atingiram vários setores, como hoteleiro e turístico, comercial, financeiro, indústrias e governos. Na região, os países atingidos foram Brasil, Argentina, Colômbia e República Dominicana, mas a campanha também visou empresas e organizações na Espanha, México, Portugal e Estados Unidos (país que registrou mais casos).

De acordo com o relatório anual Fraud Beat Report, a América Latina é a região mais impactada no mundo por ataques cibernéticos, sendo phishing o tipo de cibercrime mais comum. Dos países da região, o Brasil encabeça a lista.

Precisamos mudar esse cenário, há diversas ações que, em conjunto, podem trazer tranquilidade para instituições, governos e, principalmente, pessoas. No caso dos e-mails de phishing, o objetivo é que a vítima clique em links ou anexos maliciosos. O S/MIME é uma tecnologia que permite criptografar e-mails, uma ferramenta poderosa na defesa contra esses ataques.

A tecnologia fornece dois benefícios de segurança principais. São eles:

– Criptografia: O S/MIME criptografa o conteúdo dos e-mails e assim, mesmo que um invasor intercepte um e-mail, o conteúdo não será revelado. Isso é particularmente importante para e-mails com informações confidenciais, como dados financeiros ou detalhes pessoais. Além disso, no caso de uma interceptação, o selo será automaticamente quebrado e uma barra de alerta no topo do conteúdo do e-mail notificará para quem enviou o e-mail e para quem o recebeu que aquela mensagem foi adulterada.

– Assinatura digital: O S/MIME gera uma assinatura digital nos e-mails, como um selo inviolável que verifica a identidade de quem envia o e-mail e garante que o conteúdo não seja revelado. Dessa maneira, a tecnologia permite evitar ataques de phishing que tentam falsificar a identidade da vítima de golpe.

Sobre a GMO GlobalSign

Uma das autoridades certificadoras mais difundidas no mundo, a GlobalSign é o fornecedor líder de soluções confiáveis de identidade e segurança digital que permitem às pequenas e grandes empresas de todo o mundo, bem como às empresas fornecedoras de serviços na nuvem e às empresas inovadoras na área da Internet das Coisas (IoT), assegurar as comunicações on-line, gerenciar milhões de identidades digitais verificadas e automatizar a autenticação e criptografia.

Fonte: CRYPTO ID