Presidente da Federação Assespro é indicado para o CNPD
12 de maio de 2021
20/05 | Como melhorar a gestão do tempo e aumentar a sua produtividade
17 de maio de 2021
Ecossistema de TI – Excesso de vagas para poucos talentos

“Pandemia faz 87,5% das empresas do Brasil acelerarem projetos de transformação digital”, “Minas Gerais tem no setor de tecnologia a força para retomar a economia”. As manchetes dos jornais traduzem a potência do setor de tecnologia da informação e enfatizam a importância do segmento, no processo da retomada econômica.

É evidente que a tecnologia, por ser transversal aos vários setores da economia, traz soluções para inúmeros problemas e tornou-se peça fundamental na geração de oportunidades. No entanto, o apagão de mão de obra compromete o desenvolvimento do ecossistema de TI brasileiro. Encontrar talentos especializados é missão desafiadora para a maioria das empresas do segmento.

Fato é que sobram vagas em um país que chega ao triste recorde de 14 mil desempregados. Em um futuro próximo, mais precisamente até 2024, o setor de TI deverá ter cerca de 300 mil postos de trabalho em aberto, aponta levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). O que confirma, mais uma vez, que não faltam vagas, o que permanece latente é a baixa qualidade na formação mão de obra disponível no mercado.

A carência de habilidades técnicas aliada a falta de competências sociocomportamentais são os principais entraves, no momento, do recrutamento dos candidatos. Para suprir a ausência de profissionais gabaritados, a Assespro-MG tem atuado fortemente na formação de talentos. A Regional mineira formatou uma trilha de treinamentos para viabilizar a capacitação e o impulsionamento de carreiras no setor de TI. Acompanhe nossas redes sociais e inscreva-se nos cursos ofertados pela Assespro-MG.

Fernando Santos – É presidente da Assespro-MG e CEO da SystemDataBase. Empreendedor apaixonado pelo que faz, lidera projetos digitais na Abrasel.