DPOs e analistas de compliance LGPD estão em alta no mercado de trabalho
12 de maio de 2021
Ecossistema de TI – Excesso de vagas para poucos talentos
12 de maio de 2021
Presidente da Federação Assespro é indicado para o CNPD

A Federação Assespro comemora a indicação do nome de Italo Nogueira, presidente da entidade, para a lista tríplice na vaga de membro do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais – CNPD. Como representante das entidades do setor empresarial, Nogueira é o único empresário na lista e angariou o apoio de 28 entidades ligadas ao segmento da TIC, incluindo as duas das principais instituições internacionais do segmento: a World Information Tecnhology and Services Alliance (Witsa) e Federação Ibero-americana de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação (Aleti).

Ao todo, foram recebidas 122 indicações da sociedade para integrar a lista tríplice que acaba de ser enviada ao presidente Jair Bolsonaro. Formado por 23 membros representantes do poder público e privado, o CNPD será um órgão de caráter consultivo da Agência Nacional de Proteção de Dados – ANPD. Com a indicação de Italo Nogueira, a Assepro Nacional acredita que ANPD sinaliza para importância de fazer presente no conselho um nome que represente o setor produtivo de tecnologia, já que a sociedade civil e o meio jurídico também devem ser contemplados.

Italo Nogueira é empresário e investidor do setor de tecnologia.  Atua fortemente no segmento de startups e capital empreendedor. Desde 2019 é presidente da Federação Assespro, que representa 3.500 empresas em todo o Brasil. À frente da Assespro, Nogueira realizou o maior congresso on-line sobre LGPD do país com 40 mil inscritos, em outubro de 2019.

Em seu currículo constam ainda o cargo de conselheiro no Porto Digital/PE, no SoftexRecife e na Amcham.  Atualmente, participa do Conselho Consultivo da Rede MCTI/Embrapi de Inovação em Inteligência Artificial, do Comitê Nacional de Iniciativas e Apoio às Startups do MCTI, do Comitê da Área de Tecnologia da Informação, do Ministério da Ciência e Tecnologia – CATI e da Câmara Brasileira de Tecnologia da Informação da CNC.