Sua empresa registra as operações de tratamento de dados pessoais?
12 de maio de 2021
Presidente da Federação Assespro é indicado para o CNPD
12 de maio de 2021
DPOs e analistas de compliance LGPD estão em alta no mercado de trabalho

Analista de compliance para a LGPD. Encarregados de dados (DPOs). Engenheiro de inteligência artificial. Especialistas em transformação digital. Essas são novas modalidades de carreira que ganham impulso no Brasil muito em função da pandemia de Covid-19 e também por conta da evolução do trabalho remoto e a forte tendência de adoção do modelo híbrido, observa a consultoria Robert Half.

As condições impostas pela pandemia na vida privada e profissional das pessoas, forçou muitas a reverem suas colocações, seja porque foram demitidas em meio à crise ou porque mudaram suas perspectivas sobre o futuro. De acordo com a última edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), a taxa de desemprego dos profissionais qualificados, pessoas com 25 anos de idade ou mais e com formação superior, ficou em 6,38% no último trimestre de 2020, bem abaixo dos 13,9% do desemprego geral. Outro estudo indica que 57% dos trabalhadores brasileiros pretendem buscar um novo trabalho em 2021.

Deste modo, tanto para profissionais que estão buscando espaço no concorrido mercado de trabalho quanto para profissionais que estão com interesse em mudar de carreira, algumas profissões tendem a ser mais estratégicas na busca por recolocação. Sendo assim, o Guia Salarial 2021 da Robert Half elenca 18 profissões do futuro do trabalho:

Tecnologia: Arquiteto(a)s de segurança; detetives de dados; engenheiro(a)s de inteligência artificial; especialistas em transformação digital.

Mercado Financeiro: DPO (Data Protection Officer); analista de compliance LGPD.

Seguros: Chief digital officer; analista/especialista em produtos digitais.

Engenharia: Piloto(a) de drone; engenheiro(a) de georreferenciamento; engenheiro(a) de dados; engenheiro(a) de inovação.

Vendas e Marketing: BI (Business Intelligence)/CRM; marketing digital.

Recursos Humanos: People Analytics; especialista em transformação cultural/digital.

Jurídico: DPO; especialista de dados jurídicos (BI).

Fonte: Convergência Digital