Informativo da Assespro-MG completa 300 edições
20 de maio de 2020
Assespro comemora linha de crédito para socorrer empresas
20 de maio de 2020
Assespro-MG conclui primeiro curso para Certificação DPO e recebe feedbacks positivos

A Assespro-MG promoveu o primeiro treinamento para formação de Data Protection Officer (DPO), entre os dias 12 e 15 de maio, das 8h30 às 12h30. Executado por Edna Meneses e Karina Mourão, o curso Certificação DPO Assespro-MG foi realizado online e concluído hoje, dia 20 de maio, com uma aula especial contendo simulados e esclarecimentos de dúvidas, além da apresentação de um case específico da Lei Geral de Privacidade de Dados (LGPD) para o setor público.

A prova final acontecerá, no dia 27 de maio, e será presencial cumprindo todos os protocolos exigidos para este momento, respeitando o isolamento social, de forma que o local tenha a presença de apenas 3 pessoas por vez: um examinador e dois alunos.

A LGPD valoriza a atuação desse novo profissional, o encarregado de dados, comenta a advogada Karina Mourão. Esse especialista será encarregado de administrar todo o fluxo de informações em qualquer empresa, desde sua coleta até seu tratamento. Além disso, servirá como ponte entre uma empresa e a futura Autoridade Nacional de Dados. Apesar da lei ter sido sancionada em 2018, Karina afirma que ainda há escassez de profissionais com conhecimento e habilidades específicas para exercer a função de DPO.

O Senado aprovou, ontem (19/05), a antecipação da vigência da LGPD de maio de 2021 para agosto de 2020, e a adequação das empresas demanda tempo e, principalmente, conhecimento. “A capacitação do profissional é necessária e está cada vez mais sendo exigida por empresas. Por isso, é um grande orgulho participar da primeira turma de formação da Assespro-MG. O caminho de aprendizado é contínuo, não podemos parar nunca, pois quanto mais estudo privacidade e proteção de dados mais percebo que novos desafios ainda irão surgir. A equipe de trabalho também foi muito importante e deu o seu melhor para que o curso fosse concluído da melhor forma possível, mesmo tendo sido obrigada a mudar de presencial para online em decorrência da suspensão das aulas presenciais”, acrescenta.

De forma pioneira, a Assespro-MG ministrou a primeira turma para Certificação DPO Assespro-MG, segundo a instrutora Edna Meneses. “Digo pioneira porque, em comum acordo com os alunos, efetuamos o curso via videoconferência devido à situação de isolamento social, por causa da pandemia do COVID-19, pela qual o país e mundo estão vivendo”, frisa.

A instrutora comenta que esta primeira turma formada por profissionais de TI, advogados e empresários é tecnicamente qualificada, ao avaliar os alunos a partir do que foi demonstrado durante as aulas através das dinâmicas, perguntas e proposições ao longo das manhãs.

A experiência de executar este trabalho, via videoconferência e com uma turma tão boa, foi muito gratificante, na visão de Edna. Já para a Assespro–MG foi um marco pelo pioneirismo de fazer valer o propósito da entidade como fomentadora de negócios e incentivadora do crescimento dos profissionais de TI, no mercado brasileiro. “Fiquei muito grata por ter tido esta oportunidade, num momento em que o país está entrando num processo de paralisação da economia, nós estamos trabalhando para crescer ainda mais. Além de fazer a diferença na vida de outros profissionais, como para essa turma que está buscando a certificação DPO, num mercado mundial onde a proteção dos dados pessoais fará a diferença na vida de todos”, enfatiza.

#Participantes – O advogado Domingos Antônio Zatti Pinto da Silva teve a iniciativa de buscar uma capacitação de curta duração em Lei Geral de Proteção de dados – LGPD. “A partir dessa tomada de decisão identifiquei uma associação nacional com escritório local com essa oferta. A Assespro-MG, a primeira responsável pela representação de empresas do ramo de tecnologia da informação em Minas promoveu, em formato online e sincrônico, o CURSO DE CERTIFICAÇÃO DPO. Desde então, tive a certeza de contratar uma alta capacitação, preço de mercado, com poderosa metodologia de ensino e professoras renomadas, capaz de me qualificar e preparar para certificação local e internacional”, ressalta.

Tadeu dos Reis Faria, outro aluno dessa primeira turma, parabenizou a Assespro-MG pelo esforço na promoção e execução do curso nas circunstâncias atuais. “Essa ação, com certeza, agrega muito a todo o setor de Tecnologia da Informação de Minas Gerais. Surpreendeu-me a flexibilidade da Assespro-MG para adaptar o curso para a modalidade remota síncrona, conseguindo um excelente engajamento dos participantes. O conteúdo das aulas abordou todos os pontos importantes para a conformidade à LGPD. Além disso, apresentou um guia já formatado para avaliação dos itens da lei na empresa. Ressalto também o aspecto colaborativo dos alunos participantes. O curso superou minhas expectativas”.