ATS completa 30 anos no mercado de sistemas de gestão empresarial
14 de dezembro de 2021
Desoneração da folha beneficia pequenas e médias empresas
14 de dezembro de 2021

O Observatório é uma parceria entre o Ibict, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)

O lançamento do Observatório do Censo da ASSESPRO Nacional foi realizado na última quarta-feira (08/12) na live QuartaàsQuatro, promovida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

O Observatório é uma parceria entre o Ibict, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e trata-se de um ambiente virtual de informação sobre as empresas de Tecnologia da Informação (TI) do Brasil, necessário como fonte importante para futuros processos de tomada de decisão com relação a este setor, tanto em âmbito privado quanto público.

O sistema foi criado pela equipe da Coordenação-Geral de Tecnologias da Informação e Informática (CGTI) do Ibict, em parceria com a ASSESPRO, com base no Sistema Aberto de Observatórios para Visualização de Informações (VISÃO), uma solução proposta pelo Ibict para permitir a disponibilização e uso de dados abertos de forma interativa.

A diretora do Ibict, Cecilia Leite, abriu o encontro enfatizando que o projeto é uma interação do Governo com uma iniciativa privada e disse que, para o Ibict, “é a realização da nossa missão de contribuir para a infraestrutura informacional do País com objetivo de acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico”. Em seguida, Roberto Mayer, diretor da ASSESPRO Nacional explicou que o projeto foi concebido em 2010 e foi se aprimorando até o formato atual.

Tiago Braga, coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática do Ibict (CGTI), destacou que é a primeira vez que as informações do censo estão apresentadas de forma dinâmica, o que permite aproximar o olhar de construção de políticas públicas com o olhar privado de chances de negócio.

A pesquisadora Nathaly Rocha apresentou a interface do sistema e os detalhes de como foi construído o Observatório. Em seguida, Juan Francisco Martínez, presidente da Federação Ibero-americana de Entidades Empresariais de Tecnologia da Informação (ALETI) falou sobre a importância do censo para serviços de TI e como isso pode afetar de forma positiva o crescimento de empresas e o volume de negócios.

Antes do debate final entre todos os participantes, o diretor-adjunto de Projetos e Negócios Internacionais da ASSESPRO-PR, Izoulet Cortes Filho, salientou a relevância de fontes seguras e centralizadas de dados que tenham confiabilidade e que sejam comparáveis.

O vídeo completo com as discussões do lançamento do Observatório pode ser acessado aqui.

Fonte: Ibict