Faculdade Cotemig abre inscrições de pós-graduação em mobile Full Stack e Data-Science & Big Data
20 de julho de 2018
Projeto Alfabetização Digital da SYSTEMDATABASE – Preparando o jovem para o futuro
24 de julho de 2018
3 dicas para você ter sucesso ao apresentar o seu projeto a um investidor anjo

investidor anjo é uma pessoa física ou jurídica que investe em startups. Geralmente é alguém que já foi um executivo ou um empreendedor e que reserva parte das suas economias para fazer um investimento anjo em uma empresa com grande potencial de crescimento.

Além do financiamento, o investidor anjo também oferece um suporte ou até uma mentoria ao dono da startup e acompanha de perto toda a evolução do negócio.

Se você tem uma startup, mas não tem dinheiro para investir na sua ideia, não hesite em procurar um investidor anjo. Ele vai financiar o seu negócio e ainda te dará dicas e orientações muito valiosas para você crescer e alcançar os seus resultados.

Mas não pense que tudo é tão simples quanto parece. Primeiro você precisa convencer esse investidor de que o seu projeto é rentável e que tem alto potencial de crescimento. Sua ideia deve ser inovadora e fazer a diferença na vida dos potenciais clientes. Se não for assim, pode esquecer o investimento!

Para te ajudar, confira algumas dicas bem interessantes para você apresentar o seu projeto ao investidor anjo e garantir o financiamento que você precisa. Confira!

1 – Prepare-se

Antes de mais nada, você precisa se preparar muito bem para apresentar o seu projeto ao investidor anjo. Lembre-se de que essa será a oportunidade de ele te conhecer e, dependendo da sua apresentação, será também a última vez que ele vai te ver.

Estude muito bem tudo que vai apresentar, comunique-se de forma clara, objetiva e assertiva e mostre seriedade, compromisso e propósito com o seu projeto.

Tenha cuidado com gírias e cuide bem da sua aparência. Apesar do conceito de startup ser de uma empresa jovem e inovadora, isso não significa que você deve abusar da informalidade.

O investidor precisa confiar em você ao ponto de colocar dinheiro no seu projeto, acreditando que é a pessoa ideal para garantir o sucesso do negócio.

2 – Foque nos resultados

Para investir em um negócio, o investidor anjo precisa saber se ele terá sucesso e, portanto, a parte que mais interessa é a dos resultados.

Você precisa mostrar o quanto a sua ideia é valiosa e o quanto ela vai ajudar pessoas, resolver problemas e facilitar a vida de quem adquirir o produto ou a solução.

É claro que a sua apresentação precisa contemplar todas as etapas do projeto, mas é essencial que você dê um foco maior ao resultado que o seu negócio deve atingir para que esse investidor perceba que ele realmente vai lucrar.

3 – Siga as 3 etapas primordiais

Para você apresentar um projeto ao investidor anjo é muito importante que siga 3 etapas fundamentais:

– Pitch

Conhecido como Discurso do Elevador, o Pitch é uma rápida apresentação de 5 a 10 minutos e que consiste em vender a sua ideia de forma clara e objetiva. É como se você encontrasse o investidor anjo no elevador e tivesse o tempo em que ele sobe até o seu andar para apresentar a sua ideia.

Com um tempo tão curto é muito importante que você forneça ao investidor as informações essenciais para que ele compre a sua ideia logo de cara.

Foque no que é importante e tente chamar a atenção dele. A dica é falar sobre:

O mercado e a necessidade que será atendida;

Como o produto ou solução atenderá essa necessidade;

Qual é a inovação da sua ideia e o diferencial dela;

Qual é o potencial do seu negócio;

Fluxo de Caixa, Break-even, Payback, VPL e TIR;

E o time que executará;

Se preferir, use alguns slides para facilitar o seu trabalho.

– Sumário executivo

É um material complementar de uma ou duas páginas com informações relacionadas à empresa e ao modelo de negócio, incluindo os sócios e a equipe.

– Apresentação do modelo de negócio

Utilize cerca de 20 slides para apresentar o seu modelo de negócio e detalhe bem todos os tópicos.

Uma ferramenta bastante interessante, objetiva, simples e muito eficaz para elaborar o modelo de negócios é o Canvas. Ela é bem eficiente e facilitará muito a sua apresentação!

Presleyson Lima – Diretor executivo da Prolinx e vice-presidente de Qualidade, Planejamento e Controle da Assespro-MG