Como a IA vai mudar sua forma de contratar TI
1 de março de 2023
ANPD publica regulamento de sanções e tem fila de multas
1 de março de 2023

O SQMMI é um modelo de melhoria contínua de práticas e processos de qualidade e testes de software que toma como base de conhecimento a norma ISO/IEC 29.119, além de ser compatível com os modelos MPT, TMMI, TPI e outros.

O SQMMI tem como principal objetivo ser um modelo aberto além de estar em constante desenvolvimento, atualização e adequação às novas metodologias, tendências, ferramentas e culturas, através do fomento da participação da comunidade para constante discussão e colaboração aos assuntos relacionados a qualidade e testes de software. Complementarmente, o SQMMI tem como característica ser um modelo de fácil implementação, de forma a manter os parâmetros necessários ao atingimento de um alto nível de qualidade de software sem os entraves comumente encontrados em outros modelos similares.

O modelo é aderente a qualquer tipo de metodologia de desenvolvimento de software adotada pelas organizações, principalmente às metodologias ágeis, o que torna a sua implementação simples e barata proporcionando resultados rápidos e visíveis na qualidade dos softwares desenvolvidos.

Consequentemente, o modelo permite a aplicação dos conceitos avançados de qualidade de software de forma otimizada e com custos reduzidos devido à sua facilidade de compreensão e de implementação. Sua aplicação viabiliza um rápido retorno do investimento inicial através da redução de falhas em fases avançadas no ciclo de desenvolvimento de software da organização, redução de retrabalho realizados pelas equipes envolvidas no processo de desenvolvimento de software, além do aumento dos impactos positivos relacionados aos aspectos que permeiam a percepção na qualidade do software desenvolvido.

Desde a sua concepção, o SQMMI busca ser um padrão de certificação internacional a ser disponibilizado nos idiomas inglês, espanhol e português. Isso se torna possível devido sua dinâmica colaborativa de construção e de atualização, assim como sua facilidade de compreensão e de implementação, sem a necessidade de altos investimentos.

O SQMMI também se propõe a desenvolver e a disponibilizar, com auxílio de sua comunidade de colaboradores, artefatos, templates e exemplos para uso pontual com o objetivo de auxiliar as organizações no processo de implementação do modelo de forma a incentivar e facilitar o aumento da qualidade do software.

Níveis de maturidade: os cinco níveis de maturidade que compõem o modelo são os seguintes:

  • Nível 1 – Execução
  • Nível 2 – Planejamento
  • Nível 3 – Gestão de Requisitos
  • Nível 4 – Organização
  • Nível 5 – Automação e melhoria contínua

Em resumo, o SQMMI é uma ajuda importante para diminuir a ocorrência de defeitos em produção, quando a sua correção é mais cara, e com isso também contribui para melhorar a qualidade do software.

Ao implementar o modelo você consegue testar melhor, mas além disso, você pode conseguir através da avaliação um certificado de qualidade em teste de software.

Evento – A Assespro-MG irá promover um curso focado na melhoria da qualidade do software. O treinamento será conduzido por Emerson Rios, no dia 8 de março, 100% online, das 17h30 às 19h.

Os ingressos são limitados e com desconto especial para empresas associadas: https://bit.ly/3Z4fpl1