A transparência no Setor Público versus a LGPD
3 de outubro de 2022
Nova edição do Group Day será 100% presencial
13 de outubro de 2022
Estudantes do Cotemig vencem hackathon da NASA

Equipes formadas por oito estudantes do Colégio COTEMIG ganharam o 1º e o 2º lugares ao desenvolverem projetos inovadores para os desafios do Space Apps Challenge, promovido pela NASA.

Nos dias 01 e 02 de outubro de 2022, foi realizado o Hackathon da NASA – Space Apps Challenge – que reuniu mentores, estudantes, especialistas, engenheiros, criadores, artistas e contadores de histórias do mundo todo. Com sua 5ª edição em Belo Horizonte, o evento ocorreu no Complexo Esportivo do Campus Coração Eucarístico.

Desde 2012, o Space Apps Challenge propõe desafios anuais para que seus participantes encontrem soluções criativas utilizando os dados de código aberto da NASA. O tema deste ano foi “Make SPACE”, com o lema “sempre há espaço para mais um”, e visou alcançar os seguintes objetivos:

– Inspirar a colaboração, criatividade e pensamento crítico;

– Fomentar o interesse pela ciência e exploração da Terra e do espaço;

– Aumentar a conscientização sobre os dados da NASA em todo o mundo;

– Incentivar o crescimento e a diversidade na próxima geração de cientistas, tecnólogos, designers, engenheiros e artistas.

Com conhecimentos e habilidades em tecnologia e programação, como C#, ASP.Net, PHP, HTML, CSS, Java Scrip, MySQL, Android nativo (Java), IOS Nativo (Swift), os estudantes do Colégio COTEMIG estavam entre as 22 equipes locais, com cerca de 4 a 6 integrantes cada.

Desafios e projetos vencedores

Durante a jornada de dois dias de Hackathon, os estudantes tiveram contato com áreas como empreendedorismo, marketing, estratégia e resolução de problemas. Além disso, com as equipes formadas por pessoas com habilidades diferentes, eles conseguiram compartilhar ideias e opiniões.

Desafio Salve a Terra de outro Evento Carrington

Neste desafio, os participantes tiveram que desenvolver um algoritmo de aprendizado de máquina ou pipeline de rede neural para rastrear corretamente as mudanças no pico de velocidade do vento solar e fornecer um aviso antecipado do próximo evento potencial do tipo Carrington.

Equipe Ice Tea (1º lugar)

Phelipe de Oliveira Freire Loureiro (2º ano COTEMIG), Nycolas Alves da Rocha Thuner (2º ano COTEMIG), Luiza Giuntini Giffoni e Marina Silva Diniz.

Projeto

É um aplicativo baseado na previsão de atividade solar intensa usando IA treinada. Após o Evento Carrington, o clima espacial evoluiu muito, e vem mostrando cada vez mais sua importância. Por exemplo, alguns ventos muito intensos no Sol podem acabar quebrando o acesso mundial à Internet. E é exatamente isso que se pretende com a aplicação.

Desafio Brilha Brilha Estrelinha

Os participantes precisaram desenvolver uma ferramenta de aprendizado para ensinar as pessoas sobre variabilidade estelar e ajudá-las a entender o quão dinâmico é o céu noturno.

Equipe StarTime (2º lugar)

Pedro Veiga Ribeiro (3º ano COTEMIG), Ana Clara Domingos Dias Silva (3º ano COTEMIG), Alice Souza (2º ano COTEMIG), Guilherme Reis (ex-aluno COTEMIG), Júlia Alves Garcia (3º ano COTEMIG), Filipe Rabelo da Conceição (3º ano COTEMIG).

Projeto

É uma plataforma que unifica informações astronômicas sobre variabilidade estelar, tempo de vida das estrelas, sua luminosidade, magnitude e outras informações importantes sobre o assunto. O objetivo é fornecer um local de fácil acesso para que as pessoas obtenham informações por meio de fontes confiáveis ​​e informações reunidas em um só lugar. O StarTime terá tudo em um só lugar, proporcionando maior acessibilidade e facilidade de conhecimento.

Premiação

A NASA oferece 10 Prêmios Globais:

– Melhor Uso da Ciência: A solução que faz o melhor e mais válido uso da ciência e/ou do método científico;

– Melhor Uso dos dados: a solução que melhor torna os dados do espaço acessíveis ou os aproveita para um aplicativo exclusivo;

– Melhor Uso da Tecnologia: A solução que exemplifica o uso mais inovador da tecnologia;

– Impacto Galáctico: A solução com maior potencial para melhorar a vida na Terra ou no universo;

– Best Mission Concept: A solução com o conceito e design mais plausíveis;

– Mais inspiradora: A solução que conquista nossos corações;

– Prêmio de Melhor Contação de Histórias: A solução que comunica de forma mais criativa o potencial de dados abertos por meio da arte de contar histórias;

– Prêmio Global Connection: A solução que melhor conecta pessoas ao redor do mundo por meio da tecnologia;

– Prêmio Art & Technology: A solução que combina de forma mais eficaz as habilidades técnicas e criativas;

– Prêmio Impacto Local: A solução que demonstra maior potencial de impacto local.

Além do certificado de participação no evento, os estudantes do Colégio COTEMIG receberam a indicação global! A data para a realização da etapa mundial ainda não está definida, mas caso fiquem no TOP 10, os estudantes farão a VIAGEM DOS VENCEDORES, e acompanharão o lançamento de uma espaçonave em uma instalação da NASA. Informações completas em https://bit.ly/3fZCC6D