Assespro participa de audiência com o ministro Marcos Pontes
11 de fevereiro de 2020
Empresa mineira revoluciona educação inclusiva
11 de fevereiro de 2020
Você sabe o que é SQMMI – Software Quality Maturity Model Integration?

O SQMMI é um modelo de melhoria contínua de práticas e processos de qualidade e testes de software que toma como base de conhecimento a norma ISO/IEC 29.119, além de ser compatível com os modelos MPT, TMMI, TPI e outros.

O SQMMI tem como principal objetivo ser um modelo aberto além de estar em constante desenvolvimento, atualização e adequação às novas metodologias, tendências, ferramentas e culturas, através do fomento da participação da comunidade para constante discussão e colaboração aos assuntos relacionados a qualidade e testes de software. Complementarmente, o SQMMI tem como característica ser um modelo de fácil implementação, de forma a manter os parâmetros necessários ao atingimento de um alto nível de qualidade de software sem os entraves comumente encontrados em outros modelos similares.

O modelo é aderente a qualquer tipo de metodologia de desenvolvimento de software adotada pelas organizações, principalmente às metodologias ágeis, o que torna a sua implementação simples e barata proporcionando resultados rápidos e visíveis na qualidade dos softwares desenvolvidos.

Consequentemente, o modelo permite a aplicação dos conceitos avançados de qualidade de software de forma otimizada e com custos reduzidos devido à sua facilidade de compreensão e de implementação. Sua aplicação viabiliza um rápido retorno do investimento inicial através da redução de falhas em fases avançadas no ciclo de desenvolvimento de software da organização, redução de retrabalho realizados pelas equipes envolvidas no processo de desenvolvimento de software, além do aumento dos impactos positivos relacionados aos aspectos que permeiam a percepção na qualidade do software desenvolvido.

Desde a sua concepção, o SQMMI busca ser um padrão de certificação internacional a ser disponibilizado nos idiomas inglês, espanhol e português. Isso se torna possível devido sua dinâmica colaborativa de construção e de atualização, assim como sua facilidade de compreensão e de implementação, sem a necessidade de altos investimentos.

O SQMMI também se propõe a desenvolver e a disponibilizar, com auxílio de sua comunidade de colaboradores, artefatos, templates e exemplos para uso pontual com o objetivo de auxiliar as organizações no processo de implementação do modelo de forma a incentivar e facilitar o aumento da qualidade do software.

Níveis de maturidade: os cinco níveis de maturidade que compõem o modelo são os seguintes:

  1. Nível 1 – Execução
  2. Nível 2 – Planejamento
  • Nível 3 – Gestão de Requisitos
  1. Nível 4 – Organização
  2. Nível 5 – Automação e melhoria contínua

Em resumo, o SQMMI é uma ajuda importante para diminuir a ocorrência de defeitos em produção, quando a sua correção é mais cara, e com isso também contribui para melhorar a qualidade do software.

Ao implementar o modelo você consegue testar melhor, mas além disso, você pode conseguir através da avaliação um certificado de qualidade em teste de software.

Emerson RiosConsultor na área de Teste e Qualidade de Software e Membro do Comitê Gestor do MPT. Pós-graduado em Engenharia de Sistemas (UFRJ) e Master of Information Technologies (AIIM, EUA). Já atuou como professor de Qualidade de Software, tendo diversos livros sobre o tema publicado. Trabalhou como gerente de desenvolvimento de sistemas na Caixa Econômica Federal, foi presidente e fundador da Associação Latino Americana de Teste de Software (ALATS) e integrou o grupo de trabalho, na ONU, em Genebra-Suíça, encarregado de padronizar o comércio eletrônico entre os países.

 Quer saber mais sobre o assunto, inscreva-se na palestra SQMMI: Modelo de Teste de Software!

ASSOCIE-SE
Ajuda? Chat via WhatsApp