28/06 | Marketing e vendas B2B – Desenhando a jornada do cliente
6 de junho de 2023
nata.house promove evento sobre a construção de produtos digitais
7 de junho de 2023
Sankyha, de ERP, vai às compras e adquire Meetime

A Sankhya, provedora de softwares para Gestão Empresarial (ERP), comprou a Meetime, especializada em Sales Engagement no Brasil. Essa é a quarta compra do Grupo após ter levantado R$425 milhões junto ao fundo soberano de Singapura, o GIC, em 2020 – na época, a transação marcou um dos maiores investimentos em companhias de software de gestão do País.

A aquisição corresponde a uma participação majoritária na Meetime. A empresa adquirida possui mais de 450 clientes, incluindo empresas como Loggi, iFood, Senai, Unimed, Linx e Sodexo. Segundo a Sankhya, a expectativa após a compra é triplicar o tamanho da companhia em até três anos e a meta para 2023 é superar o faturamento de R$400 milhões, incluindo às operações das quatro empresas do Grupo Sankhya: Meetime (sales engagement), Ploomes (CRM), Neppo Tecnologia (omminchannel) e PontoTel (HCM).

“Nosso objetivo a cada aquisição é fazer com que nosso produto fique o mais completo possível e, para isso, buscamos soluções que sejam complementares. Essa movimentação fortalece ainda mais nosso objetivo de nos tornarmos uma das soluções mais completas e desejadas do nosso setor. Fazer esses investimentos reforça nosso processo de diferenciação”, afirma Breno Riether, CGO da Sankhya.

A Sankhya passa a integrar o quadro de sócios da Meetime, com alguns dos investidores deixando a sociedade. Os fundadores e demais times de gestão permanecem à frente da operação da empresa adquirida, que segue normalmente com seu quadro de 49 colaboradores. “Nós últimos 2 anos crescemos nossa receita recorrente em 190%, graças ao trabalho de um time incrível. Acredito que, unindo forças com a Sankhya, criamos um time ainda mais forte para acelerar esse crescimento e dominar a categoria de Sales Engagement”, afirma Diego Wagner CEO e fundador da Meetime.

No ano passado, a Sankhya obteve um faturamento bruto de R$294 milhões, o que representa um crescimento de 43% sobre o faturamento bruto de 2021. Segundo Riether, a marca ultrapassou a meta e já no primeiro trimestre de 2023 bateu o recorde de faturamento esperado para o período, com um aumento de 44% em sua receita recorrente, que já representa 83% de todo o faturamento da companhia.

André Britto, CFO da Sankhya, afirma também que a companhia segue avaliando novas aquisições ainda para este ano. A expectativa é realizar mais duas a três aquisições ainda em 2023 e faturar R$1 bilhão até 2025 e, consequentemente, avaliar oportunidades para oferta pública inicial de ações (IPO). A marca ainda aposta na adesão e inclusão do ChatGPT à solução, que encontra-se em fase de testes com clientes da companhia.