eSocial: O seu bolso pode doer a partir de 01 de novembro
2 de outubro de 2018
Assespro cria Conselho de Inteligência Jurídica
2 de outubro de 2018
Saiba o que é inovação tecnológica e como preparar o seu negócio

Inovar significa fazer algo novo, mudar costumes e práticas, é realizar alguma coisa de uma forma diferente da habitual.

Já a inovação tecnológica refere-se especificamente às novidades com relação à tecnologia. É ter uma abordagem nova e diferente com o intuito de resolver algum problema, o que resulta em um novo produto ou então em uma nova forma de realizar alguma coisa.

Nem preciso mencionar a quantidade de inovações tecnológicas que aconteceram nos últimos anos.

Com a tecnologia, hoje temos disponíveis diversos aplicativos que facilitam a nossa vida. Conseguimos chamar um táxi de forma mais eficiente, trocar mensagens rápidas e gratuitas pelo celular, escutar nossas músicas preferidas sem precisar comprar um CD e muito mais.

A tecnologia permite que os novos carros sejam ainda mais eficientes, que os equipamentos eletrônicos proporcionem mais praticidade ao nosso dia a dia e que os eletrodomésticos triturem sem que nos esforcemos muito e que fritem sem o uso de óleo.

Vamos deixar isso mais interessante? Em pouco tempo a moça do caixa do estacionamento do shopping foi substituída por uma máquina. Existem países em que não existe mais um profissional para receber o dinheiro do pedágio e em alguns supermercados as compras são passadas sem a necessidade de um funcionário.

Enfim, se eu for listar todos os impactos da tecnologia nos últimos anos esse texto não terá fim, por isso vou parar por aqui, mas com certeza se você pensar um pouco vai encontrar mais um milhão de exemplos de inovações tecnológicas.

Mas e como será o futuro das empresas com esse avanço?

Para algumas é uma preocupação e para outras é mais uma solução de problemas. O fato é que os empreendedores devem começar a se inteirar de tudo que está acontecendo, pois talvez precisem se preparar para mudanças significativas nos seus negócios.

Por isso, listei algumas dicas bem importantes para você se preparar para o que está por vir. Confira!

1 – Tenha a mente aberta

Ficar pensando que a máquina vai substituir o homem e se revoltar com isso não vai te ajudar em nada.

De fato, em algum momento, a máquina vai sim substituir o homem e algumas funções provavelmente deixarão de existir, aliás, é isso que vem ocorrendo com a humanidade há muitos e muitos anos. A novidade é que esse avanço tem acontecido de forma cada vez mais rápida.

Mas nunca encare isso como uma coisa ruim. Na verdade, isso significa que a nossa vida vai cada vez ficar mais simples, rápida e prática e assim teremos mais tempo para focar em outras coisas.

Apesar do risco da eliminação de algumas profissões, em um mundo totalmente tecnológico, outras até mais estratégicas irão surgir e quem terá espaço nesse ambiente serão os melhores profissionais.

A máquina do estacionamento do shopping causou a demissão de algumas pessoas, mas por outro lado gerou empregos para profissionais de sistemas e de manutenção, que possuem um conhecimento diferenciado para poderem acessar esse moderno equipamento.

2 – Seja um gestor de negócios e inovação

Você não é um simples líder, mas sim um gestor de negócios e inovação, que pensa fora da caixa e que por isso poderá trazer para a sua empresa ainda mais valor com a tecnologia.

Esteja aberto às novidades e, dependendo da inovação tecnológica, não pense duas vezes para implantá-la na sua empresa.

Aposte nesse investimento e pense nos benefícios que ele irá trazer para a sua competitividade no mercado, para os seus clientes e para os resultados do seu negócio.

3 – Não fique para trás

Pode ter certeza que enquanto você está resistente às mudanças, o seu concorrente está aberto e pensando nas estratégias para trazê-las para a realidade dele.

Você precisa estar antenado nas novidades não só do seu mercado, mas a todas as inovações tecnológicas do mundo e se antecipar a elas.

Antes de elas começarem a surgir, estruture um projeto com os impactos que terão para a sua empresa e para a sua equipe e o quanto você pode usufruir dessas novidades para melhorar os seus processos.

Se perceber que essa inovação tecnológica vai impactar o seu negócio, você terá duas alternativas: a primeira é usá-la, mesmo que tenha que alterar significativamente o seu modelo de negócio, e a segunda é pensar em um outro produto ou solução completamente diferente e começar tudo do zero!

Considere que ter um negócio é sempre um risco e por isso, algumas vezes, ele precisa ser alterado ou até abortado. Isso faz parte da vida de um empreendedor!

Presleyson Lima – Diretor executivo da Prolinx e vice-presidente de Qualidade, Planejamento e Controle da Assespro-MG