Group Software marcou presença no Conarh 2022
2 de maio de 2022
Prepara-se para a 2ª edição do evento RH INTELIGENTE!
4 de maio de 2022
Insights de digitalização: a quarta revolução de TI

Insights de digitalização: a quarta revolução de TI (na grande indústria de máquinas – mas não só)

Estamos vivendo a quarta revolução na indústria, daí o termo “Indústria 4.0”.

Mas podemos dizer que também temos um novo ciclo em andamento na tecnologia da informação. Aqui está o porquê:

Primeiro, o surgimento do ERP: Nas décadas de 1960 e 1970 surgem os primeiros sistemas de TI, trazendo importantes funcionalidades para empresas e indústrias, como controle de estoque e planejamento de necessidades de materiais. Alguns anos depois, nas décadas de 80 e 90, o conceito de ERP foi estabelecido como um sistema integrado. Utilizando o conceito cliente/servidor, tornou-se a espinha dorsal da operação de grandes e médias empresas.

Em segundo lugar, a conectividade e o surgimento da Internet: No final dos anos 1990 e 2000, com a disseminação da Internet e das redes de computadores corporativos, os sistemas de TI e as ferramentas de TI deram outro grande salto e foram disruptivos de várias maneiras para os negócios. Os sistemas ERP eram agora um conjunto de produtos e dependiam fortemente de redes de computadores. As ferramentas CAD/CAE tornaram-se essenciais para a engenharia.

Terceiro, a Nuvem: No final dos anos 2000, o conceito de Cloud Computing ganha força, oferecendo disponibilidade sob demanda de serviços de computação, incluindo servidores, bancos de dados e software. Os sistemas ERP também adotam a “in-memory computing”, tornando os bancos de dados relacionais muito mais ágeis, proporcionando assim o surgimento de novas técnicas como a análise avançada em tempo real.

Quarto, a Empresa Digital e o Modelo de Negócios Digital: Nem sempre fáceis de entender e implementar, a Digitalização e a Indústria 4.0 tornaram-se uma realidade e uma necessidade para as organizações nos últimos anos. Com cada vez mais objetos e ativos online de todos os tipos, as empresas estão processando dados em uma quantidade e velocidade nunca antes vistas, levando a mudanças fundamentais nos processos de negócios. Podemos chamá-lo de Digital Enterprise ou “digitalização interna”.

No entanto, uma transformação ainda mais impactante é o Modelo de Negócios Digital ou a “digitalização externa”. Onde a digitalização passa a fazer parte dos produtos e serviços oferecidos pela organização ao mercado.

Onde normalmente havia apenas “máquinas clássicas” ou “automação clássica”, com a digitalização os sistemas de TI e soluções de software entram de vez nos produtos oferecidos aos clientes, às vezes criando novos produtos ou modelos de negócios completamente diferentes dos iniciais das empresas.

Portanto, não seria exagero dizer que a tecnologia da informação agora precisa ir além do entendimento do negócio e da abordagem interna nas empresas. O futuro da tecnologia da informação agora está no lado do cliente dessas organizações, onde o software será cada vez mais complexo com o uso acentuado de computação em nuvem, aprendizado de máquina, inteligência artificial, inteligência de negócios, Internet das Coisas/IoT e outras tecnologias, que estão se tornando parte de produtos e serviços que antes eram automação básica, ou completamente analógicos, ou simplesmente não existiam.

Por exemplo, nas indústrias de mineração ou máquinas de manuseio de materiais, a digitalização e a indústria 4.0 combinam fortemente tecnologias de TI e automação, permitindo um próximo nível completo de soluções digitais para os clientes.

Entender exatamente o que a Digitalização e a Indústria 4.0 significam para os negócios, produtos e serviços, juntamente com a configuração correta de uma Equipe de Digitalização associada ao departamento de Tecnologia da Informação, pode ser uma das estratégias corporativas mais cruciais para esta era em que vivemos, que certamente transformará todos os aspectos de nossas vidas, tornando-se um dos maiores eventos da história de nossa civilização. E aí, sua empresa tem os parceiros de transformação certos para esse desafio sensacional?

Por Bruno Castro – Digital Officer da FAM GmbH, uma das principais empresas com sede na Alemanha para equipamentos de mineração e manuseio a granel, com sede em Magdeburg.

Confira aqui a versão do artigo em língua inglesa.