Como a empatia nos torna mais inovadores
31 de janeiro de 2022
PMEs e startups estão oficialmente liberadas de contratar um DPO
9 de fevereiro de 2022
Inova Simples permite a abertura de 60 startups no primeiro mês

Cerca de 60 empresas foram criadas no primeiro mês de funcionamento da plataforma Inova Simples, ferramenta online, acessível pelo Gov.br, para abertura de empresas inovadoras iniciantes, startups.

O sistema, promovido pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, permite a abertura imediata da chamada ‘Empresa Simples de Inovação’, regime diferenciado de tributação inserido no Estatuto Nacional da Microempresa em 2019.

Empresas inscritas no Inova Simples também possuem análise prioritária no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) de seu requerimento de registro de marcas e patentes.

A solução funciona no ambiente da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e permite a obtenção simplificada do CNPJ para os empreendedores que estejam criando ou aperfeiçoando novos serviços, produtos, sistemas e negócios ou aperfeiçoando os já existentes.

A ferramenta faz validações cadastrais utilizando a base de dados do Governo Federal (CPF, CNPJ, Simples Nacional). A partir do login via Gov.br, o empreendedor preenche um único formulário eletrônico para registro da empresa e obtém CNPJ de forma automática.

O Inova Simples permite o compartilhamento de informações com os integrantes da Redesim, que reúne sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios nas esferas da União, estados ou municípios. Ele também dispensa o uso de certificado digital, e o empreendedor pode utilizar a assinatura eletrônica do GOV.BR.

* Com informações do ME