06/12 | LANÇAMENTO – Pesquisa sobre formação de mão de obra
9 de novembro de 2022
Inovação para facilitar a gestão de seus investimentos  
22 de novembro de 2022
Iluminação inteligente em Petrolina – Projeto conta com a M2M Telemetria

A Engie escolheu a TIM Brasil como a operadora que irá implementar uma solução de gestão inteligente para iluminação pública de Petrolina (PE), utilizando conectividade em NB-IoT (Internet das Coisas) da operadora para comunicação dos equipamentos.

São mais de 5 mil luminárias instaladas em todos os bairros da cidade e que contarão com módulos para gerenciamento mais eficiente do serviço prestado à população. A M2M Telemetria, parceira da TIM em projetos de iluminação e redes inteligentes, será a fornecedora de equipamentos, promovendo também a integração de sistemas e softwares em ambiente de nuvem, com a conectividade fornecida pela operadora.

O diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM, Alexandre Dal Forno, destacou que as luminárias inteligentes são capazes de ter acendimento e dimerização definidas previamente, dentro de rotinas estabelecidas pela concessionária.

“Remotamente é possível acompanhar e identificar comportamentos fora do padrão, fazer manutenções preditivas e otimizar todo o processo de gestão”, comenta, afirmando que esse tipo de solução será levado a outros PPPs de iluminação da empresa pelo país.

Já a Engie salientou que o sistema permitirá ainda maior capacidade de controle do consumo de energia do município e tomada de decisão para ações de eficiência energética, além da conectividade de cada ponto de iluminação individualmente, mitigando o risco de perda de conectividade simultânea de grandes grupos de dispositivos

Fonte: Agência Canal Energia