Apix Stories BH acontece em maio
10 de maio de 2023
Assespro defende a manutenção da desoneração da folha até 2027
16 de maio de 2023
Federação Assespro se reúne com o Vice-Presidente Geraldo Alckmin

 A Federação Assespro se reuniu na sexta-feira (05) com o vice-presidente, ministro do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços e, hoje, presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Na oportunidade, foi feita uma apresentação do trabalho que a Assespro vem desenvolvendo nos últimos 47 anos para o desenvolvimento do ecossistema de TI e inovação brasileiros em nível federal e estadual. Em especial, foram abordadas as preocupações e atuações da entidade com relação à i) reforma tributária; ii) desoneração da folha de pagamentos; iii) facilitação no acesso a crédito; e iv) qualificação de mão de obra.

Alckmin se mostrou bastante receptivo e alinhado aos posicionamentos da entidade, colocando a pasta à disposição para o desenvolvimento de pautas em comum. Compartilhou, também, sua visão de que a reforma tributária deveria vir com um único imposto, mas com várias alíquotas, justamente para abarcar as diferenças entre os diversos setores. Ainda, que disse que as atuais regras da desoneração da folha devem ser prorrogadas até que haja uma definição sobre a reforma tributária – após a qual, o país deverá discutir uma nova política de desoneração da folha ampla.

Sobre a formação de mão de obra, o vice-presidente falou sobre a importância de o país avançar no assunto forma pragmática, de modo a atender às novas demandas do mercado de trabalho, como às do setor de TI, que tem um enorme número de vagas em aberto e potencial de empregabilidade – exemplo que, inclusive, comentou ter abordado em reunião com outros setores ao falar de capacitação profissional.

As pautas da qualificação de mão de obra e da facilitação de crédito serão objeto de sequência de reuniões da Assespro com a equipe do MDIC.

Por fim, a Assespro também convidou Alckmin a conceder entrevista à próxima edição da RNTI e a participar da próxima reunião do Conselho de Administração da entidade, a ser realizada em 29 de junho, em Porto Alegre/RS.

Participaram também do encontro o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços/MDIC, Uallace Lima, e o assessor especial do Gabinete do Ministro, Nilton Melo. A Assespro foi representada pelo presidente Christian Tadeu; pelo vice-presidente de Articulação Política, Deybson Cipriano; pelo presidente da Assespro DF, Rodrigo Fragola; assim como por Luis Henrique Cidade e Renato Roll, sócios da Foco – Relações Governamentais.