Convocação – Assembleia de Prestação de Contas
22 de março de 2023
U4C é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar
29 de março de 2023
COTEMIG recebe comitiva de Portugal para discutir parcerias internacionais

COTEMIG recebe visita de uma comitiva de Portugal para discutir possibilidades de conexão e parcerias. Os portugueses foram recebidos no Escritório Central e aproveitaram para conhecer a Unidade Barroca e, virtualmente, a Unidade Floresta.

No dia 23 de março, o Grupo COTEMIG recebeu uma visita técnica de grande relevância vinda de terras lusitanas. Uma comitiva portuguesa formada por Maria José Fernandes, Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Agostinho Silva, Vice-Presidente do IPCA, João Vilaça, Diretor do Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial do IPCA, Jorge Bastos, Cooperação e Relações Institucionais da Tempos Brilhantes e Carlos Alberto Lopes, Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais, se reuniu com o Diretor de Ensino do Grupo COTEMIG, Prof. Emerson Luiz e o Head de Marketing e Vendas, Fernando Almeida, para discutir possibilidades de parcerias em diversas frentes.

Durante a visita ao COTEMIG, os representantes portugueses apresentaram suas instituições e dialogaram sobre as possibilidades de conexão e parceria entre colégios e faculdades, relatando a proximidade e as diferenças de cultura, legislação e mercado entre Brasil e Portugal.

Fundado em 1944, o IPCA é uma instituição referência em ensino superior pública de Portugal, com excelência de ensino em Cursos Técnicos Superiores e Profissionais (TeSP), ofertando cursos na área de Design, Gestão, Hotelaria, Turismo e Tecnologia em seis unidades localizadas nas cidades de Barcelos, Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Esposende e Vila Verde.

A Escola Superior de Tecnologia (EST) está sediada no Campus do IPCA, em Barcelos, e iniciou suas atividades em 2004. Oferece cursos de Licenciatura e Mestrado, focados nas áreas de engenharia, informática, jogos digitais, computação gráfica, eletrônica, automação, robótica, redes, programação de máquinas e mecânica de automóveis.

Nos últimos anos, a EST tem apostado na área do entretenimento digital, criando o primeiro curso de Licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais do país em 2010, como também a construção do primeiro Centro de Investigação Português, o “Digital Games Lab”, dedicado aos jogos digitais.

A EST conta com uma área de mil metros quadrados e é equipada com laboratórios e equipamentos de alto nível, de forma a promover um ensino aplicado à prática, incentivando os estudantes no desenvolvimento de projetos inovadores, resultando em diversos prêmios conquistados em concursos nacionais e internacionais.

A intenção da parceria entre o IPCA e o Grupo COTEMIG surge como uma enorme possibilidade de formação e capacitação para estudantes e professores do COTEMIG e também das instituições portuguesas.