26/10/2018 – Workshop | Mestres do tempo – Multiplique sua produtividade!
19 de outubro de 2018
Assespro Nacional reforça apoio à criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados
31 de outubro de 2018
Como um ERP pode ajudar na expansão de mercado?

O uso da tecnologia já se tornou indispensável na rotina de empresas dos mais variados segmentos. Nem sempre, porém, é fácil entender como um ERP pode ser uma solução para os problemas de sua empresa se utilizado de forma estratégica, até mesmo para aumentar a presença no mercado.

Quer descobrir como isso é possível? Continue a leitura! Vamos te explicar como utilizar as vantagens da ferramenta para organizar melhor a sua empresa e aumentar sua capacidade produtiva, visando um crescimento sustentável. Acompanhe!

Favorece o planejamento

Uma empresa que deseja crescer e que já considera a contratação de um ERP sabe que não é possível ou, ao menos, não é prudente buscar esse crescimento sem um planejamento sólido.

A competitividade do mercado demanda que empresas conheçam bem suas possibilidades de expansão, bem como sua capacidade e seus recursos para aumentar a sua presença nesse mercado.

E, para tanto, é crucial ter dados concretos que possam embasar o processo de decisão e guiar o planejamento. Um ERP integra todos as informações relevantes da empresa, permitindo uma visão global do negócio, para uma análise ampla e assertiva.

Permite a identificação de fraquezas e potencialidades

A expansão de mercado precisa ser feita de forma estratégica. Todo bom gestor sabe que o planejamento deve prever quais setores ou atividades da empresa precisam ser aprimorados e quais têm potencial para alavancar os resultados.

Isso porque o sucesso de um plano de expansão depende da capacidade de entender que as expectativas do empreendedor devem estar em conformidade com a realidade da empresa, seu mercado e clientela. Para tanto, a análise de dados é crucial.

O uso de um ERP permite identificar, por exemplo, qual mercadoria ou qual serviço tem maior aceitação no mercado, com base em dados precisos sobre a saída das mercadorias ou da demanda dos clientes. Assim, é possível criar ações de expansão que realmente possibilitem a conquista desse objetivo.

Facilita o controle financeiro

A expansão de um negócio aumenta a necessidade de um bom controle das finanças da empresa, em todos os níveis. Não sem motivo, um planejamento sólido considera a ocorrência de perdas e dificuldades que fazem parte do desafio de aumentar a participação no mercado.

Por isso, a gestão estratégica do dinheiro se torna ainda mais importante para garantir que a empresa encontre condições para absorver essas perdas e manter seu plano de crescimento com sucesso.

Um software ERP facilita a análise e gestão dos dados financeiros da empresa, permitindo a realização de projeções mais certeiras, contribuindo para reduzir custos, minimizar perdas e até otimizar os ganhos ao longo de todo o processo.

Favorece o relacionamento com os fornecedores

Não importa o quão bem preparada uma empresa esteja internamente, sua expansão precisa e vai ter de se apoiar em agentes externos, como os fornecedores.

O ERP facilita o controle de estoque tanto porque torna mais fácil o lançamento e atualização de dados sobre materiais e mercadorias, quanto porque pode ser integrado ao sistema dos fornecedores. Assim, os pedidos de reposição podem ser feitos de forma automática, evitando falhas e reduzindo perdas.

Dessa forma, a expansão pode ocorrer de forma mais segura e até mais econômica, garantindo que a empresa não careça de recursos cruciais para conquistar mais espaço no mercado.

Contribui para fidelizar clientes

O ERP, ao coletar dados sobre os clientes e suas atividades junto à empresa, permite que sejam acompanhadas e analisadas informações relativas à suas jornadas de compra. Esses dados podem ser utilizados de forma estratégica para identificar as potencialidades da empresa e direcionar sua expansão no mercado.

Além disso, ao combinar as informações que o sistema armazena sobre os clientes, a empresa tem a possibilidade de enviar para cada um deles mensagens, cupons ou ofertas personalizadas e no momento certo. Ou seja, o ERP aparece como forte aliado do marketing para a conquista e fidelização dos clientes, favorecendo o crescimento da empresa.

Presleyson Lima – Diretor executivo da Prolinx e vice-presidente de Qualidade, Planejamento e Controle da Assespro-MG