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Brasil fica em último lugar no quesito talentos

Entre os 64 países analisados no Anuário de Competitividade Digital do IMD, que conta com a parceria técnica do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral (FDC), o Brasil está em 57º, mesma posição que ocupou nos anos de 2018 e 2019, e teve queda em todos os fatores em relação ao ano passado.

Os Estados Unidos retornaram a liderança do Ranking, após terem perdido a posição no ano passado, seguidos de Holanda (2º), Singapura (3º), Dinamarca (4º) e Suíça (5º). As últimas posições foram ocupadas por Botswana (60º), Argentina (59º) Colômbia (62º), Mongólia (61º) e Venezuela (64º).

O Brasil apresentou poucos destaques positivos, como o total de gastos públicos em educação (12º), representatividade feminina em pesquisas científicas (17º), produtividade em pesquisas de P&D (7º), robótica em educação e P&D (17º) e uso de serviços públicos online pela população (11º) são destaques positivos. Por outro lado, a experiência internacional da força de trabalho (63º), habilidades tecnológicas (62º) e estratégias de gestão das cidades para apoiar o desenvolvimento de negócios (61º) estão entre os piores resultados brasileiros.

O Brasil segue se destacando no montante de gasto público em educação (12º), em que o valor acumulou R$84 bilhões em 2022 contra R$76,3 bilhões em 2021. Em relação à pesquisa científica, o país sobressai pela porcentagem de mulheres pesquisadoras em relação ao mundo (17º) e pela produtividade de publicações em relação ao valor gasto em pesquisa e desenvolvimento no país (7º). Além disso, o uso de robôs em educação e pesquisa também foi destaque no Brasil, sendo o 17º país com maior quantidade de robôs para esse fim.

Em relação ao uso de serviços online que facilitam a interação do público com o governo, o país ficou com a 11ªcolocação. Este destaque pode ser explicado em função dos 140 milhões de usuários na plataforma GOV.BR, que representam 80% da população brasileira acima de 18 anos, segundo os dados da pesquisa do Banco Mundial sobre maturidade digital dos governos.

Mas o Brasil precisa criar focos de atenção. São eles:

Financiamento para desenvolvimento tecnológico e capital de risco

O financiamento adequado cria um ambiente propício para a aceleração do desenvolvimento tecnológico, catalisando a transformação digital em setores diversos, tornando-se assim, imperativo para que o Brasil consiga melhorar sua competitividade digital. Mas a disponibilidade de capital para investimentos de risco e o desenvolvimento tecnológico estão entre os piores indicadores brasileiros em relação aos demais países.

Por outro lado, o planejamento e o comprometimento de investimento em tecnologia vêm se intensificando nos países de maior competitividade digital. Singapura (3º), desde a criação de seu plano para economia digital em 2014, elevou seus investimentos em 10% entre 2020 e 2022 e diversificou suas iniciativas, como por exemplo, a criação de programas de investimento e infraestrutura para startups em 2017 e o lançamento de centros de excelência em inteligência artificial em parceria com instituições e empresas em 2023.

Ademais, diante do quadro brasileiro favorável à concentração científica, e desfavorável para o investimento em desenvolvimento tecnológico, iniciativas de cooperação entre a atividade empresarial e científica se apresentam como oportunas para ganho de competitividade digital do país. O Ranking de Clusters Tecnológicos elaborado pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual em 2023, aponta que os Estados Unidos (1º), Reino Unido (20º), Coreia do Sul (6º), Hong Kong (10º) e China (19º) concentram 80% dos 20 melhores polos tecnológicos do mundo.

Dessa forma, a estruturação de hubs e polos tecnológicos em parcerias público-privadas e acadêmicas-empresariais representam uma oportunidade para uma agenda de transformação digital no Brasil.

Ambiente regulatório

Apesar das aprovações do Marco Legal das startups e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, é necessário avançar na modernização do framework regulatório brasileiro para que sejam estabelecidas leis adequadas às necessidades e especificidades do contexto de desenvolvimento tecnológico contínuo.

A adoção de tecnologias digitais expõe novos dilemas e complexidades que não estão amparadas completamente no ambiente regulatório atual, como, por exemplo. a existência de vieses discriminatórios em algoritmos de processamento, direitos de imagem para uso em imagens geradas por IA generativa e novos ativos digitais que não estão sujeitos à intermediação de órgãos existentes.

Leis e regulamentos importantes que precisam ser endereçados no Brasil vêm sendo formulados e aprovados em países que se destacaram no Ranking de Competitividade Digital. Nos Estados Unidos (1º colocado) o governo aprovou, no último ano, a regulação de criptomoedas para proteger o consumidor e garantir estabilidade financeira, bem como orientar estudos em torno da viabilidade do dólar digital. No contexto de cibersegurança, a Holanda (2º colocado) vem avançando uma agenda internacional com o fortalecimento de uma embaixada e da diplomacia para a cibersegurança.

Uso de Big Data e Analytics

Segundo o Fórum Econômico Mundial, 74% das organizações devem adotar inteligência artificial (IA) em seus negócios até 2027. Isso ocorre sobretudo devido ao avanço da popularização da IA com capacidade de processamento de linguagem natural.

Nesse contexto, o uso de IA e analytics, a partir do Big Data, se apresentam como ferramentas com inúmeras aplicações para ganho de competitividade por empresas e economias, desde a transformação completa de processos, como oferta de produtos e serviços que possuem a inteligência artificial como cerne da proposta de valor.

No Brasil, é necessário a construção de uma agenda com maiores esforços para avançar na pauta. Em uma pesquisa realizada entre a Fundação Dom Cabral e a PwC, inteligência artificial teve baixa maturidade no contexto empresarial, com a menção apenas de 10% dos executivos sobre iniciativas com essa tecnologia.

Nesse contexto, iniciativas, como a do governo belgo (15º colocado) de desenvolvimento de plataforma de dados públicos para empresas, fomentam o uso e aplicação de dados no contexto empresarial.

Holanda (2º) também ampliou seus investimentos em inteligência artificial com a alocação de 116,5 milhões de euros para os 7 hubs estabelecidos para conectar stakeholders em projetos de IA pelo Fundo Nacional de Crescimento.

Habilidades para o Digital

Macrotendências digitais alteram drasticamente as habilidades para que empresas se mantenham competitivas e operantes no cenário de transformação digital. Segundo a pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral com o Fórum Econômico Mundial, em 2023, sobre o Futuro do Trabalho, estima-se que, no Brasil, 44% das habilidades dos trabalhadores sejam alteradas nos próximos 5 anos e que 60% da atual força de trabalho demande treinamentos.

Dessa maneira, empresas devem adotar uma agenda para upskilling (aprimorar competências existentes) e reskilling (competências totalmente novas), para que consigam operar no novo contexto de transformação digital.

Nesse aspecto, a adoção de educação digital no currículo de escolas vem sendo feita por países que se destacaram no Ranking. A Holanda (2º colocado) criou um plano mestre de mapeamento de competências e deficiências para o digital e está adotando reformas gerais na alfabetização digital. O governo da República Tcheca, que subiu 9 colocações no Ranking, incorporou a educação digital no currículo das escolas do país e criou um departamento para fortalecer programas de cooperação entre instituições de ensino, empresas e governo para cursos de lifelong learning.

A educação digital, portanto, se apresenta como um dos pilares essenciais, não apenas para que a base da população seja capaz de ingressar no mercado de trabalho, mas também, para que a atual força de trabalho seja capaz de atender às novas necessidades do contexto de transformação digital.

Talentos

O Brasil ficou em último colocado em relação a Talentos: com destaque no menor desempenho dos indicadores relacionados à experiência internacional de gestores seniores, presença de mão de obra estrangeira qualificada e estratégias de gestão de cidades para o desenvolvimento de negócios.

A análise do fator deve ser entendida frente ao contexto atual de aumento de competitividade por mão de obra qualificada entre países de alta e de baixa renda, conforme destacado no Índice Global de Competitividade de Talentos elaborado pelo Insead em 2023. O Relatório ainda ressalta a importância das cidades em reter talentos em suas comunidades, diante da continuidade do êxodo rural, com projeções para 70%, em 2030, no mundo todo.

Em busca de tornar suas cidades atrativas, Singapura (3º) incluiu, em sua estratégia para o digital Smart Nation, a pauta de smart city, com ações para autonomização dos veículos da cidade, adoção de tecnologias avançadas e IOT para gestão da cidade e investimento no centro comercial financeiro da cidade-estado.

Enfim, iniciativas como a de Singapura, sugerem a importância e necessidade de ações para que as cidades brasileiras sejam atrativas para o estabelecimento de negócios e atração de talentos.

Os dados do Ranking Mundial de Competitividade Digital são evidentes. Os países nas melhores colocações no estudo estão avançando de forma significativa na promoção de novos talentos, destacando o importante papel das universidades, pesquisas científicas, adoção de robótica e temas do universo das novas tecnologias digitais. Como resultado, há um impacto importante na produtividade e crescimento econômico. Além disso, a criação de projetos estratégicos de longo prazo para estes países tem gerado um importante impacto, distanciando as principais nações de todo o mundo pela corrida na agenda digital.

No caso específico brasileiro, os desafios são relevantes. Basicamente, sugere-se a necessidade da criação de um plano estratégico de longo prazo, tanto na perspectiva de governo, quanto das organizações. Temas relacionados às necessidades de financiamento para o desenvolvimento tecnológico, revisão do ambiente regulatório, uso correto de dados, formação de equipes com novas habilidades para o digital e novos talentos estão na pauta. Ou seja, o foco deveria estar na formação de capital humano, antes do potencial uso de tecnologias digitais (as experiências internacionais e os casos de sucesso destas nações são relevantes para aprendizagem).

Finalmente, é urgente pensar em talentos e na formação de pessoas para a transformação digital. Entre os temas importantes para uma agenda de desenvolvimento, estão a revisão dos resultados de rankings internacionais como o teste de PISA, a demanda por maior inserção internacional e por publicações científicas, o aumento de gastos nas agendas de treinamento de empregados, uma revisão na legislação para novos negócios, redução dos custos de capital para incentivar o digital e a busca por novos modelos de negócios ágeis.

*Com informações da Fundação Dom Cabral – Convergência Digital