Os segredos que fazem da Info uma empresa inovadora e de sucesso!
17 de novembro de 2021
Indústria de TI aprova prorrogação da desoneração da folha por dois anos
18 de novembro de 2021
Assespro participa de debate sobre projeto de combate às fake news

A Federação Assespro participou, na última semana, da reunião técnica no âmbito do Grupo de Trabalho para Aperfeiçoamento da Legislação Brasileira de Internet (GT-NET), que debateu o parecer apresentado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB/SP) ao PL 2630/2020 (combate às fake news). No evento, a representante da Assespro, Dra. Adriele Ayres Britto, elogiou aos avanços do projeto, com relação a temas como rastreabilidade e alcance das obrigações também ao poder público, manifestando o entendimento da entidade de que o projeto precisa trazer regras claras para atração de empresas internacionais no Brasil.

Outros temas abordados por Britto na reunião dizem respeito (i) à autorregulação regulada (art. 33), que pode acarretar em insegurança jurídica devido à ausência de especificação clara quanto ao agente responsável pelo enforcement da lei; (ii) à alta probabilidade de judicialização da aprovação da matéria com o texto atual; (iii) aos altos percentuais das sanções previstas no texto, tendo sugerido a redução em 0,5% no teto de multas sobre o faturamento anual no país, bem como a inclusão de possibilidade de suspensão e bloqueio de atividades; (iv) à necessidade de representação no país; e (v) à necessidade de especificação de como se dará o “procedimento do devido processo legal”.

A Assespro Nacional encaminhou, ainda, nova manifestação acerca do projeto no qual defende a necessidade de maior aprimoramento do tema e debates sobre trechos pontuais do texto devido ao “risco de que as restrições, engessamento de padrões de negócios e de obrigações e penalidades excessivas resultem na limitação do acesso dos brasileiros a novas tecnologias impulsionadoras de relacionamentos, debates e negócios em nosso país”. A Nota Técnica está, portanto, em consonância com as argumentações de Britto na reunião técnica do GT-NET embora destaque outros pontos de atenção do texto.