PRESIDENT SUMMIT foca em carreiras e negócios de sucesso
21 de junho de 2023
TecnoSpeed e Assespro-MG promovem evento para desenvolvedores de softwares
21 de junho de 2023
Assespro-MG e Sindinfor se unem para acelerar a inovação tecnológica em BH

A Assespro-MG e o Sindinfor seguem firmes com a missão de promover o desenvolvimento do ecossistema tech mineiro. Com ampla representatividade no setor de TI, as entidades lideram um movimento que tem como pauta central a criação de um contexto regulatório capaz de estimular a inovação, a pesquisa e incentivar a evolução do empreendedorismo tecnológico em diferentes frentes.

Focadas nesses objetivos, a Assespro-MG e o Sindinfor participaram da concepção de cinco projetos de lei com a finalidade de propiciar a modernização do ambiente de negócios na capital mineira.

As entidades atuaram com o Vereador Gabriel Azevedo na elaboração do texto do PL 401/2022, que prevê a concessão de incentivo financeiro a pessoas físicas e jurídicas nacionais e estrangeiras que desenvolvam projetos de negócio de base tecnológica.

Também propuseram ao Vereador Ciro Pereira o Projeto de Lei do Sandbox, PL 527/23, que cria uma política de estímulo à inovação através do Meio Ambiente Regulatório Experimental de Belo Horizonte, a BH Sandbox.

A Assespro-MG e o Sindinfor acompanharam a apresentação de outros três projetos do qual participaram.

Intitulados como Pacote de Inovação Tecnológica, eles foram apresentados em Audiência Pública pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Os PLS são de autoria da vereadora Marcela Trópia. Confira:

– Marco Municipal das Startups, sendo um dos pontos a criação do Sandbox Regulatório;

– Bônus Tecnológico e das Bolsas de Estímulo à Inovação;

– Acordos de Parceria para Pesquisa.

“Precisamos abrir um novo cenário, em BH, e isso quer dizer criar um ambiente regulatório propício para geração de negócios”, afirmou o presidente da Assespro-MG, Fernando Santos.

Agora, as entidades permanecem na torcida para a breve aprovação dos projetos e continuam à disposição para trazer outras contribuições no processo de formulação de políticas públicas mais assertivas para a área de tecnologia.

Lançamento do BHLAB – A nova política para fomentar o ecossistema de inovação e melhorar os serviços públicos, em Belo Horizonte, foi lançada no auditório do P7 Criativo.

A iniciativa que recebe o nome de BHLAB contou com contribuições diretas da Assespro-MG e do Sindinfor, desde a sua origem até a formatação do projeto.

Somamos esforços e resgatamos a unidade das entidades em prol de um bem maior: a criação de uma capital mais inovadora, inteligente, competitiva, capaz de desburocratizar os serviços aos cidadãos e apoiar o desenvolvimento dos negócios das empresas de tecnologia belohorizontinas.

A Assespro-MG e o Sindinfor conquistam para seus associados, um alinhamento dos vetores de desenvolvimento da capital de Minas, contribuindo para um melhor ambiente de negócios e mostrando que a união das entidades faz diferença em favor de Minas Gerais.