Federação Assespro empossou sua nova diretoria
29 de março de 2023
Diretor da Assespro-MG participa da #CNPPD2023
30 de março de 2023
Setor de TI propõe Distrito de Inovação no aeroporto Carlos Prates

O Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor) e a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Assespro-MG), protocolaram ofício solicitando uma audiência com o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), na Câmara Municipal, com o vereador Gabriel Azevedo (sem partido), para propor a instalação de um Distrito Industrial na área do aeroporto Carlos Prates que será desativado no sábado, dia 1º de abril.

A ideia é criar o Distrito de Inovação Prates Tech. “Belo Horizonte é uma cidade que não comporta indústrias e o local é uma oportunidade para diversificar a economia da cidade”, segundo Fábio Veras, presidente do Sindinfor. De acordo com ele, a modernização pode ser feita por meio de parceria público-privada ou concessão, oferecendo o espaço em edital com contrapartidas a grandes universidades, empresas que desenvolvem inovação, com previsão de um espaço para atração de Centros de P&D de grandes empresas nacionais e internacionais, desenvolvimento de startups e um ambiente para soluções aos desafios da sociedade contemporânea desde a mobilidade, a sustentabilidade, a construção civil para moradias acessíveis e inteligentes.

De acordo com ele, a inspiração para a proposta foi o projeto Porto Digital implementado em Recife, Florianópolis e Pedra Branca (SC).

Governo federal

O governo federal, por enquanto, confirma a desativação para o dia 1º de abril, próximo sábado.

Prefeitura

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), já disse, várias vezes, que deseja construir um complexo habitacional com centro de saúde e escola no local.

Governo de Minas

O Governo de Minas apoia a prorrogação do funcionamento por, no mínimo, seis meses. Nos bastidores, é avaliada a possibilidade de o Estado assumir, por este período, assim que o Governo Federal permitir e, depois, conceder o aeroporto à iniciativa privada.

Voar Prates

A Associação Voar Prates, que representa os 15 empresários que atuam no aeroporto, quer a permanência do funcionamento.

Parlamento federal

Na Câmara dos Deputados, a deputada federal Greyce Elias (Avante) apresentou projeto para prorrogação do funcionamento por 24 meses e requerimento de urgência pra votação, mas as propostas ainda não entraram na pauta.

O deputado federal Rogério Correia (PT) afirma que, segundo o ministério, a desativação está confirmada para 1º de abril e “não há chances” do projeto da deputada Greyce Elias ser votado nos próximos dias.

Fonte: Itatiaia, por Edilene Lopes | Foto: Governo de Minas