
Colibri alça novos voos e fortalece sua atuação em tecnologia assistiva
11 de fevereiro de 2026
Café com RH se consolida como palco de debate sobre gestão de pessoas e cultura organizacional em Minas
12 de fevereiro de 2026Por Rita Bichara – Diretora de Normas Ética da Federação Assespro-MG
O anúncio de R$ 1 bilhão em investimentos públicos, em 09 de fevereiro de 2026, por meio do Programa Montesclarear, marca uma inflexão histórica na trajetória de Montes Claros. Este é o maior pacote de obras da história da cidade, com investimentos em diversas áreas essenciais.
O Programa abrange saúde, infraestrutura, educação, cultura, esporte e lazer, com intervenções em todas as regiões da cidade. Entre as principais obras destacam-se:
– Hospital Municipal Geral de Montes Claros: unidade com 200 leitos, focada em urgência, emergência e especialidades médicas pelo SUS, para fortalecer o atendimento público e reduzir filas.
– Estádio Humberto Souto: com capacidade para 18 mil pessoas, integrado ao Complexo Cultural e Esportivo Antônio Lafetá Rebelo, que inclui parque urbano, pistas de caminhada e espaços para formação de atletas.
– Avenida do Contorno: ligação entre as regiões sul e oeste, melhorando o fluxo de tráfego e o acesso a pontos importantes da cidade.
– Centro de Referência da Pessoa Neuro Divergente e Autismo: espaços adaptados para diagnósticos e terapias inclusivas.
– Complexo Urbanístico Interlagos: transformação da lagoa em parque de lazer.
– Complexo Cultural Jatobás: com concha acústica para eventos culturais.
– Construção de 15 novas escolas e creches, duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), novo CAPS e Centro de Permanência do Idoso.
– Aquisição de 160 ônibus elétricos* e pacote de R$150 milhões em pavimentação, drenagem, criação de avenidas, viadutos e parques como Village do Lago e Marcelo Condé.
Essas obras irão gerar empregos diretos e indiretos na construção civil, comércio e serviços, impulsionando a economia local, também melhoram a qualidade de vida, promovem inclusão, sustentabilidade e acesso igualitário a serviços públicos.
Tudo isso se soma ao que Montes Claros já é: A Capital do Norte de Minas! Conhecida como a “Princesinha do Norte”, referência regional em saúde (com ampla rede de hospitais, clínicas e atendimento que serve uma população flutuante de quase 1 milhão de pessoas), educação (polo universitário consolidado, com instituições de destaque como a Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, pública e gratuita, oferecendo ampla gama de cursos de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão; o campus regional da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, por meio do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), com cursos de graduação como Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Ciências da Natureza e Matemática, além de mestrados e projetos de pesquisa voltados ao semiárido e desenvolvimento regional; o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, com ensino médio, técnico e superior integrado; a FUNORTE – Faculdades Integradas do Norte de Minas, a maior instituição privada da região com mais de 30 cursos; a Afya Centro Universitário Montes Claros, referência em saúde e medicina; além de outras como Faculdade Prominas, Estácio, Anhanguera e diversos polos EAD de universidades nacionais), e um dos maiores polos farmacêuticos do Brasil (com gigantes como Novo Nordisk — maior complexo de insulina da América Latina —, Eurofarma, Cristália, Hypofarma e outras, consolidando-se entre os principais centros de produção de medicamentos do país).
A Cidade se destaca por sua economia industrial diversificada, incentivos fiscais atrativos, qualidade de vida elevada (entre as melhores no interior mineiro), hospitalidade mineira e posição estratégica como polo logístico — segundo dados oficiais da Prefeitura de Montes Claros e fontes como IBGE e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Montes Claros é o segundo maior entroncamento rodoviário nacional, conectando eficientemente Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste por meio de rodovias como BR-135, BR-251, BR-365 e BR-122, além de contar com aeroporto regional e distrito industrial administrado pela CODEMIG, o que facilita o escoamento de produção, atrai empresas e impulsiona o comércio e a indústria.
Montes Claros avança com força para um futuro mais moderno e desenvolvido. É um marco que coloca a cidade como referência no Norte de Minas e inspira confiança no progresso contínuo!


