
Cidades inteligentes em pauta: M2M aborda o papel da tecnologia na eficiência e sustentabilidade urbana
15 de outubro de 2025
Inteligência Artificial está afetando as interações entre empregadores e candidatos a empregos
15 de outubro de 2025A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) lança a segunda edição do Programa Trem – Movimento para Inovação Aberta. Mais uma vez, o objetivo central é identificar desafios enfrentados pelo poder público e buscar soluções inovadoras por meio de parcerias com empresas do mercado.
Com a iniciativa, a Prodemge expande o portfólio de soluções tecnológicas que podem ser aplicadas internamente ou disponibilizadas aos clientes institucionais, órgãos e entidades de governo.
“A iniciativa reafirma o compromisso da companhia em estimular a inovação aberta e a transformação digital no Estado, ampliando o portfólio de serviços, gerando ainda mais valor para os órgãos públicos e, consequentemente, para o cidadão mineiro”, destaca a assessora de Inovação da Prodemge, Mônica Rocha.
O edital é exclusivo para resolução de desafios tecnológicos. O modelo é mais ágil que as licitações tradicionais e valoriza o potencial de inovação da solução proposta.
As startups recebem até R$ 200 mil por contrato para testar e validar soluções junto à Prodemge, ação que garante recursos para o desenvolvimento, sem exigir um produto 100% pronto de início.
Se a solução demonstrar efetividade durante a fase de testes, a Prodemge pode contratar diretamente a startup, sem necessidade de novo processo licitatório – o que representa vantagem competitiva.
Desafios:
Desafio 1 – Como criar um assistente automatizado de análise de projetos de prevenção e combate a incêndio?
Desafio 2 – Como ajudar o cidadão a encontrar o serviço desejado de forma fácil no portal de trânsito?
Desafio 3 – Como modernizar os sistemas legados com soluções inovadoras?
Neste link é possível assistir uma live, que deixa um convite a startups e empresas de tecnologia para embarque imediato no trem da inovação.
Para mais informações, clique aqui.


