Desoneração da folha – Isso afeta muito você, sua empresa e seus funcionários
12 de dezembro de 2023
23/01 | Roda de conversa – Futuro do trabalho
21 de dezembro de 2023
Newsletter Assespro em Pauta – Edição Especial traz retrospectiva do ano de 2023

O ano de 2023 foi marcado por importantes avanços, oportunidades e desafios. Chegou a hora de relembrar os fatos de maior relevância para o desenvolvimento do ecossistema tech.

Boa leitura!

#DESONERAÇÃO DA FOLHA

Momento decisivo para nossas empresas. Garantimos a desoneração da folha até 2027. Com dados concretos e o trabalho contínuo da Assespro, junto aos deputados federais e senadores, conseguimos mostrar que a desoneração é uma troca de base tributária e não uma renúncia fiscal.

#PACOTE DE INOVAÇÃO PARA BH

Fomos parte integrante de um debate com o setor de TI e seus atores para tratar de iniciativas que podem acelerar a evolução tecnológica da capital mineira. Contamos com a colaboração da vereadora Marcela Trópia, autora de três projetos para nosso segmento.

#MANIFESTO – NA DESEFA DO MARCO MUNICIPAL DAS STARTUPS

Entregamos ao presidente da Câmara de BH, Gabriel Azevedo, o Manifesto do Ecossistema de TI de Belo Horizonte que trata do veto do PL 547/23. O projeto contempla a adoção de medidas de estímulo ao desenvolvimento de startups e às atividades de ciência, tecnologia e inovação.

#LIBERDADE ECONÔMICA PARA BH

Levantamos a bandeira da simplificação de processos e regulamentações. Queremos que nossas empresas tenham liberdade para operar e inovar, levando a uma maior atração de investimentos, a criação de empregos qualificados e o estímulo à pesquisa e desenvolvimento de soluções.

#CORREALIZAÇÃO DO UBERLÂNDIA SUMMIT

Contamos com a participação expressiva de 2.000 pessoas, um marco significativo para a comunidade empresarial local. Evento registrou-se como a principal imersão em inovação, tecnologia e transformação digital para os negócios. Em 2024, voltamos com força total!

#PARTICIPAÇÃO NO CONSELHO DELIBERATIVO DO CODESE-BH

Fomos nomeados para o grupo com atuação na área de inovação e à frente de um trabalho que abrange o desenvolvimento tecnológico da capital mineira. Estamos buscando soluções para os desafios urbanos e diagnósticos sobre o contexto da cidade e suas problemáticas.

#REPRESENTAÇÃO NO NORTE DE MINAS

Trouxemos a empreendedora Rita Bichara para nosso Conselho Administrativo. Entendemos que Montes Claros e demais cidades do Norte de Minas devem almejar uma infraestrutura de TI, com um ambiente de negócios propícios à inovação e ao desenvolvimento.

#ACORDO COM O TECNOPARQ UFV

Nossa parceria proporciona que as instituições trabalhem na promoção à inovação tecnológica e ao empreendedorismo, objetivando a geração de desenvolvimento econômico, o intercâmbio de capacitações, o progresso de startups e de capital humano.

#BRASIL DIGITAL TODOS

Fazemos parte do movimento de vanguarda que coloca as “pessoas” no centro das prioridades. O projeto de interesse nacional suprapartidário tem como lema “Comunicar e colaborar para realizar um Brasil protagonista global na inovação e transformação digital”.

#PREMIAÇÃO IOS

Recebemos um reconhecimento por contribuir na articulação pela empregabilidade de jovens em 2023. A premiação foi concedida pelo IOS, Instituto comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência, com menor acesso às oportunidades do mercado.

#PROJETO JOVEM EM MOVIMENTO

Concluímos o projeto piloto, em parceria com a Fundação CDL-BH, visando conscientizar os participantes sobre o impacto da tecnologia no cotidiano. Explicitamos, ao público-alvo, como a transformação digital exerce influência nas relações humanas e na vida em sociedade.

#PARTICIPAÇÃO NO FOPEMIMPE

Trouxemos contribuições para o fórum buscando a construção de um ambiente mais próspero para o desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte, no que tange a aplicação das inovações tecnológicas. Focamos a pauta na competitividade e na empregabilidade.

#MERCADO DE GAMES

Somos instituição signatária da cartilha do Minas Play, movimento que defende a criação de políticas públicas para o setor de videogames e entretenimento eletrônico. Apoiamos essa causa porque sabemos da capacidade da indústria mineira, com produções culturais e tecnológicas.

#PARCERIAS ESTRATÉGICAS

Estabelecemos um acordo com a BB Financeira para que os associados tenham condições especiais na contratação de seguros. Via parceria com a Dell, as empresas passaram a adquirir soluções com valores exclusivos. Também proporcionamos mais flexibilidade e produtividade, para os times das nossas filiadas, por meio do coworking da Worknmates.