Sólides reformula marca e alia modernidade com brasilidade
4 de julho de 2023
[Fique atento] eSocial: governo adia entrega de julho para o mês de outubro
4 de julho de 2023
Conecta Startup Brasil abre inscrições para 100 startups e equipes empreendedoras em estágio inicial

Programa do MCTI e parceiros tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação por meio da formação de empreendedores com desafios reais do mercado

O programa Conecta Startup Brasil anunciou o lançamento do edital para selecionar até 100 equipes empreendedoras e startups em estágio inicial interessadas em retirar suas ideias do papel. As equipes escolhidas vão poder desenvolver seus negócios por meio de uma ação integrada de capacitação, mentoria com profissionais de mercado e conexão com empresas e networking.

As inscrições estão abertas até o dia 4 de agosto por meio do link https://airtable.com/shrS2bu6XT5ZPlZzy. Para participar, não é preciso ter CNPJ constituído e são aceitas equipes com um mínimo de 2 empreendedores. Os projetos aprovados podem receber até R$ 90 mil em recursos não reembolsáveis para apoiar o desenvolvimento ao longo de 10 meses em parceria com uma média ou grande empresa.

A iniciativa é uma ação conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Softex e o parceiro executor, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  A íntegra do edital está disponível no link https://conectastartupbrasil.org.br/edital/

“O Conecta reflete o acompanhamento que fazemos da evolução do nosso ecossistema de startups e também do aumento da adoção da inovação aberta no setor produtivo brasileiro. É muito mais ágil e eficiente para uma organização investir em inovação aberta compartilhando um desafio tecnológico do que realizar um projeto de pesquisa e desenvolvimento internamente”, destaca o coordenador de Ambientes Inovadores e Startups do MCTI, Leonardo Sousa de Freitas.

Em sua segunda edição, o Conecta Startup Brasil tem como principal objetivo fortalecer o ecossistema de inovação brasileiro atuando na formação de empreendedores com desafios reais do mercado, estimulando a inovação aberta e contribuindo para o aumento na densidade de startups nas cinco regiões do país.

“O programa se diferencia frente a outras iniciativas semelhantes por focar em startups em estágio inicial – que acabam ficando fora do radar de muitos projetos de pré-aceleração, por estimular o empreendedorismo inovador além do tradicional eixo Sudeste, ao voltar sua atenção para todas as regiões do país e, também, por solucionar demandas reais do mercado”, explica analista de inovação da Softex, Vitor Dias.

Em sua primeira edição (2019 a 2021), o Conecta Startup Brasil capacitou mais de 600 empreendedores, conectando-os a 237 desafios tecnológicos de 50 empresas selecionadas em 23 áreas temáticas, entre as quais Vale, 3M, Bosch, Natura e Johnson&Johnson. O Conecta Startup Brasil é um programa de inovação aberta que já impactou mais de 36 mil pessoas.

Fonte: Brasil, país digital