Assespro-MG promove palestra e reverte valor arrecadado para instituição de caridade
15 de junho de 2022
Assespro-MG irá apoiar projeto para jovens carentes na África do Sul
15 de junho de 2022
ANPD ganha independência e vira autarquia especial

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados é elevada a autarquia especial e vai ganhar independência da Presidência da República. Medida Provisória (1.124/22) nesse sentido foi publicada no Diário Oficial da União ontem, 14/6.

“Fica a Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD transformada em autarquia de natureza especial, mantidas a estrutura organizacional e as competências e observados os demais dispositivos da Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018”, diz a MP.

“Considerando a abrangência das competências da ANPD, que fiscaliza tanto setor público como privado a transformação em autarquia é importante para juridicamente assegurar independência. A ANPD já tinha autonomia técnica e decisória, prevista pela LGPD, já tinha uma estrutura de colegiado, com mandatos fixos, mas a transformação da natureza jurídica, transferindo ANPD para a administração indireta, vem consolidar esses requisitos de independência e autonomia, que são tão importantes à luz das melhores práticas internacionais”, destaca a conselheira da Autoridade Miriam Wimmer.

A Estrutura Regimental da ANPD, como órgão integrante da Presidência da República, continuará vigente e aplicável até a data de entrada em vigor da Estrutura Regimental da ANPD como autarquia de natureza especial.

A MP prevê ainda que um ato conjunto da Secretaria-Geral da Presidência e da ANPD estabelecerá o período de transição para o encerramento da prestação de apoio administrativo pela Secretaria Especial de Administração da Secretaria-Geral da Presidência da República à Autoridade. A ANPD poderá requisitar servidores ingressantes da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. 

Fonte: Convergência Digital – Luís Osvaldo Grossmann