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Mais da metade dos gastos com TI vão para nuvem até 2025

Uma pesquisa do Gartner, que inclui os mercados de software de aplicativo, software de infraestrutura, serviços de processos de negócios e infraestrutura de sistema, aponta que até 2025, 51% dos gastos com TI nessas quatro categorias terão migrado das soluções tradicionais para a nuvem pública, em comparação com 41% em 2022. Quase dois terços (65,9%) dos gastos com software aplicativo serão direcionados para tecnologias de nuvem em 2025, acima dos 57,7% em 2022.

“A mudança para a nuvem só acelerou nos últimos dois anos devido ao COVID-19, à medida que as organizações responderam a uma nova dinâmica social e de negócios”, disse Michael Warrilow, vice-presidente de pesquisa do Gartner. “Provedores de tecnologia e serviços que não se adaptam ao ritmo da mudança para a nuvem enfrentam um risco crescente de se tornarem obsoletos ou, na melhor das hipóteses, serem relegados a mercados de baixo crescimento.”

Em 2022, as ofertas tradicionais constituirão 58,7% da receita endereçável, mas o crescimento nos mercados tradicionais será muito menor que o da nuvem. A demanda por recursos de integração, processos de trabalho ágeis e arquitetura composta impulsionará a mudança contínua para a nuvem, à medida que as iniciativas de transformação digital e modernização de longo prazo forem antecipadas para 2022. Os gerentes de produtos de tecnologia devem usar a mudança para a nuvem como medida de oportunidade de mercado.

Em 2022, mais de US$ 1,3 trilhão em gastos corporativos com TI estão em jogo com a mudança para a nuvem, chegando a quase US$ 1,8 trilhão em 2025, segundo o Gartner. A interrupção contínua dos mercados de TI pela nuvem será amplificada pela introdução de novas tecnologias, incluindo a nuvem distribuída. Muitos irão borrar ainda mais as linhas entre as ofertas tradicionais e em nuvem.

A adoção corporativa da nuvem distribuída tem o potencial de acelerar ainda mais a mudança para a nuvem porque traz serviços de nuvem pública para domínios que não eram principalmente nuvem, expandindo o mercado endereçável. As organizações estão avaliando-o devido à sua capacidade de atender a requisitos específicos do local, como soberania de dados, baixa latência e largura de banda de rede.

Para capitalizar a mudança para a nuvem, o Gartner recomenda que os provedores de tecnologia e serviços segmentem segmentos onde a mudança está ocorrendo de forma mais agressiva, além de buscar novas oportunidades de nuvem de alto crescimento. Por exemplo, segmentos relacionados à infraestrutura têm um nível mais baixo de penetração na nuvem e devem crescer mais rapidamente do que segmentos como aplicativos corporativos que já são altamente penetrados. Os provedores também devem visar personas específicas, perfis de adoção e casos de uso com iniciativas de entrada no mercado.

Fonte: Convergência Digital