Assespro apoia o Programa de Internacionalização para Portugal
24 de agosto de 2022
03/10 a 07/10 – Curso Certificação em Proteção de Dados
26 de agosto de 2022
Assespro apresenta propostas do setor de TI aos presidenciáveis

Diante da necessidade da formulação de um plano estratégico de longo prazo com ações voltadas para a inovação e tecnologia da informação, a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Federação Assespro – lançou um manifesto com diagnósticos e propostas para a área a serem entregues aos pré-candidatos à Presidência da República. Conheça o manifesto aqui. 

O relatório aponta que o principal desafio para os próximos anos continua sendo a existência de um déficit de centenas de milhares de profissionais qualificados e o risco de um apagão de mão de obra no setor, que tende a se intensificar ainda mais com introdução de novas tecnologias nos setores industrial, de comércio e de serviços.

Na visão da Assespro, a falta de um direcionamento estratégico e da priorização de cursos nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) tem criado um gargalo de difícil superação no curto prazo.

“Há um grande espaço para o aumento da produção de bens e serviços de tecnologia da informação no Brasil. Temos uma juventude conectada, uma população disposta a consumir produtos tecnológicos e empresas e empresários com capacidade e vontade de investir e inovar”, diz o manifesto.

Para o presidente da Federação Assespro, Italo Nogueira, é necessário ampliar a oferta de cursos e vagas nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, além de criar mecanismos que incentivem nos jovens a ideia de ingressar nessas áreas.

“Devemos seguir o exemplo de países que são exemplos de transformação digital e que começaram pela base. Para que a transformação digital no País ocorra, de fato, é preciso investir em programas de educação, treinamento e capacitação de jovens, além de criar incentivos que funcionem como impulsionadores do processo de inovação”, afirma.

Como exemplo, Italo cita que o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em países como Israel, Coréia do Sul e Suécia é superior a 3,5% do PIB, enquanto o Brasil registra investimento de apenas 1,21% do PIB.

O documento sugere ainda a criação de prêmios e incentivos para a atração de jovens para os cursos nas áreas de estudo STEM.

Outros desafios

Para avançar nesse e em outros temas basilares do desenvolvimento do setor de TI, a Assespro entende ser necessária a criação de uma agência ou órgão que atue na coordenação operacional e na construção de ações voltadas para o fomento à cultura da inovação no País.

Entre as medidas recomendadas no documento, a Assespro sugere que o próximo governo adote como temas estratégicos e prioritários como:

– Educação para a tecnologia;

– Inclusão digital;

– Aprimoramento da infraestrutura econômica e social do setor de TI; e

– Criação de programas tecnológicos em parceria com o setor privado.

Os objetivos que devem ser perseguidos para tanto são:

  1. a) O aumento da inclusão digital da população, garantindo o acesso a computadores, redes de comunicação e serviços digitais;
  2. b) Ampliar a oferta de cursos e vagas nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática;
  3. c) Criar mecanismos que incentivem nos jovens a ideia de ingressar nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática;
  4. d) Aumentar o volume de investimentos públicos e privados em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI); e
  5. e) Criação de uma estrutura (Agência ou Órgão) que atue na coordenação operacional e na construção de ações voltadas para o fomento à cultura da inovação no País.

Um setor estratégico para o país

Comandando a Federação das Associações de Empresas de Tecnologia desde 2018, o empresário Italo Nogueira fala sobre a importância da tecnologia para a sociedade. De acordo com o presidente da Assespro, o setor tem que ser visto, a cada dia mais como estratégico, não apenas pela quantidade de empregos que gera, mas, principalmente, pela oportunidade de transformar outros segmentos da economia.