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Varejo no século XXI: o que os shoppings precisam para se modernizar?

A ameaça de perder espaço para o e-commerce é uma questão que ronda discussões acerca do futuro do varejo. A recente entrada da geração Z no mercado de trabalho e as taxas positivas de crescimento do comércio online mesmo na crise são dados que alimentam cenários mais pessimistas.associado_group_270x162

No entanto, uma análise menos alarmista da situação pode revelar oportunidades que residem justamente em abraçar a existência da nova concorrência e explorar suas limitações. Para não perder espaço, o varejo precisa se modernizar. Aliar as vantagens da compra em ponto físico às possibilidades tecnológicas é o segredo para encher os olhos do cliente.

A figura do especialista

A disponibilidade de informações via internet faz com que o consumidor em geral esteja bem informado. Munido de referências como modelos e média de preço de um produto, o comprador espera que as lojas do varejo contem com um atendimento especializado, capaz de sanar dúvidas mais complexas e ajudar na decisão.

Em outras palavras, um vendedor já não é mais o suficiente: é necessário contar com um embaixador da marca. Esse diferencial de comodidade é uma experiência que coloca o varejo como opção à frente das lojas online.

Arquitetura como experiência

A ideia de prateleiras como display do estoque de produtos da loja já não faz mais sentido. Há algum tempo, estabelecimentos no mundo inteiro têm investido na ideia de storytelling: o espaço interno se transforma em uma narrativa, com itens organizados de forma a formarem uma linha de raciocínio que incentiva o consumo e facilita a experiência de compra.

Essa é uma forma de trazer para o varejo físico o dinamismo e interatividade do online, com a vantagem de oferecer um desfrute sensorial mais complexo e imersivo.

Gestão data-driven

Uma das vantagens competitivas do e-commerce é a disponibilidade de dados acerca do cliente, o que permite oferecer um serviço super personalizado e monitora muito bem as vendas. Shoppings também podem contar com essa tecnologia, especialmente investindo em uma gestão integrada. O cruzamento de dados como auditoria e financeiro é o que oferece insights importantes para business intelligence.

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