Share Button

O que esperar dos condomínios nas próximas décadas?

associado_groupsoftwareO mundo muda cada vez mais rápido e com ele mudam as necessidades das pessoas. O condômino de hoje é mais exigente e espera mais dos serviços ofertados pelo condomínio. A tendência é que esse comportamento se torne regra nos próximos anos.

Por isso, é importante que a administração esteja preparada para lidar com essa transformação de valores e demandas. Preparamos este artigo com algumas tendências relacionadas a condomínios que vieram para ficar.

Sustentabilidade levada a sério

A preservação dos recursos naturais do planeta vem se tornando cada vez mais urgente. Por isso, iniciativas sustentáveis de ponta a ponta deixarão de ser apenas diferenciais, tornando-se exigência para os condomínios nas próximas décadas. Da técnica de construção das habitações a estratégias para fornecimento de recursos como água e energia elétrica, a palavra de ordem será poupar.

Nesse sentido, podemos esperar a valorização de construções com recursos como:

  • Captação de luz natural otimizada;
  • Esquemas de iluminação artificial econômica, como lâmpadas LED;
  • Bom isolamento térmico;
  • Painéis solares para aquecimento de água;
  • Painéis fotovoltáicos para produção de energia a partir da radiação solar;
  • Recursos para captação da água da chuva.

Alta conectividade

A Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) também já deixou de ser tendência e se tornou realidade. A tecnologia já está presente em móveis, eletrodomésticos e objetos de decoração.

Geladeiras capazes de sugerir cardápios, luminárias carregadas via wi-fi, máquinas de lavar ativadas via smartphone: produtos como esses já existem e estarão cada vez mais dentro das residências. Tudo isso somado a esquemas de segurança high-tech e comunicação cada vez mais digital.

Por isso, um bom condomínio também deverá oferecer alta conectividade. A implantação de redes de fibra ótica especialmente projetadas para o empreendimento e os serviços de Internet compartilhada serão cada vez mais requisitados.

Tudo ao alcance das mãos

Uma das maiores vantagens buscadas por quem opta por viver em um condomínio é a comodidade. Facilidades como complexos de lazer e esportes atendem ao desejo do morador de contar com opções para aproveitar o tempo livre sem precisar sair de casa. Empreendimentos luxuosos trazem estruturas ainda mais sofisticadas como shopping centers ou supermercados.

Mesmo em condomínios menores, a tendência é que o desejo por comodidade se estenda a facilidades menores como a entrega dos boletos ou a visualização de balancetes. O condômino do futuro exigirá, cada vez mais, acesso a informações como essas de forma instantânea e pouco burocrática.

Gestão profissionalizada

Todas essas tendências têm um ponto em comum: o impacto na infraestrutura do condomínio. Equipamentos têm vida útil, e um grande número de serviços de uso comum exigem manutenção preventiva perfeita para que o retardo do patrimônio não se torne fatalmente veloz.

Prover uma quantidade maior de serviços, gerenciando, por consequência, uma quantidade maior de dinheiro, exige que a administração seja especializada. Condomínios tendem a se tornar cada vez mais parecidos com pequenos negócios, e isso exige que os responsáveis por gerir essa “empresa” tenham o conhecimento necessário ou contem com ferramentas profissionais que facilitem o trabalho.

Conheça o sistema para gestão automatizada de condomínios, o Condomínio21, desenvolvido pela Group Software! Converse com um dos consultores comerciais através do número 0800 702 5700 ou acesse o site da empresa groupsoftware.com.br