Share Button

Brasil, Argentina e Paraguai ganham Câmara Latinoamericana de Negócios de Tecnologia

Iniciativa foi anunciada última sexta, 28, durante o Paraná TIC 2017, o maior evento de tecnologia paranaense, em Foz do IguaçuA sexta edição do Paraná TIC, em Foz do Iguaçu, ficou marcada pelo lançamento de uma iniciativa que pretende gerar sinergias, negócios e colaboração entre as empresas de tecnologia da informação e comunicação de vários países da América Latina, principalmente Brasil, Argentina e Paraguai. A Câmara Latinoamericana de Negócios de Tecnologia será formada nos próximos meses a destaque_assesproempauta_270x162partir de uma parceria liderada pela Assespro Paraná (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet no Paraná) e Sebrae-PR, com entidades e associações empresariais de tecnologia dos demais países.

A ideia da formação da Câmara surgiu ao longo das ações de organização da edição 2017 do Paraná TIC, sobretudo na atração para o evento de empresários dos países vizinhos ao estado paranaense como Argentina, Paraguai, e também Peru e Bolívia. Foram realizados vários webinars de preparação para atração de participantes ao evento e, a partir disso, ampliou-se as sinergias entre as lideranças setoriais destes países.

A Câmara funcionará virtualmente por meio de reuniões mensais online com temáticas propostas, de forma alternada, entre os países envolvidos. Serão priorizadas ações para gerar e fomentar negócios e parcerias. Paralelo ao Paraná TIC 2017, já foi promovida uma Rodada Internacional de Negócios, realizada pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e Assespro Paraná, que já culminou em negócios gerados ao longo do evento e parcerias firmadas para novos negócios nos próximos meses.

Segundo o presidente da Assespro-PR, Adriano Krzyuy, a Câmara irá inicialmente envolver, como projeto piloto, os Arranjos Produtivos Locais de Tecnologia do Paraná para as interações com os países vizinhos. “O objetivo é expandir a iniciativa para outros estados brasileiros, oferecendo um ambiente de negócios cada vez mais competitivo”, explica.

Para Gladys Daniela Neudorf, presidente do Cluster TIC Misiones, da Argentina, a iniciativa foi bem recebida pelos empresários argentinos. “Estamos muito dispostos a ampliar os negócios com o Brasil, Paraguai, Bolívia e Peru, integrarmos e desenvolvermos ações em conjunto e pretendemos atrair outras câmaras empresariais do país para que se somem a esta iniciativa e ampliem os resultados esperados”, apontou.

Parceiro da Assespro Paraná nesta iniciativa, o Sebrae paranaense pretende conectar a iniciativa ao programa Exporta Mais, que incentiva a internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras. “Cada vez mais entendemos que as nossas ações precisam ter foco em mercado, numa busca pragmática de novos clientes. A Câmara integrada ao nosso programa Exporta Mais irá gerar boas oportunidades para as empresas paranaenses, que contarão com toda uma estrutura de apoio que deve render bons frutos já com foco em 2018”, aposta Rafael Tortato, coordenador estadual do programa Startup PR, do Sebrae Paraná.